Home » CPI de Brumadinho: gestor afastado da Vale diz que acreditava na segurança da barragem

CPI de Brumadinho: gestor afastado da Vale diz que acreditava na segurança da barragem

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman, afirmou, nesta quinta-feira (28), que não existiam dados ou informações que indicassem risco nas barragens da mineradora antes do acidente em Brumadinho, Minas Gerais.

A afirmação foi feita durante a CPI de Brumadinho no Senado.

Segundo o executivo, as áreas técnicas da empresa e as auditorias independentes contratadas atestavam que as barragens estavam seguras.

Em abril de 2018, em entrevista ao site de notícias Valor Econômico, Fábio Schvartsman afirmou que a segurança das barragens era impecável, isso já depois da tragédia em Mariana, também em Minas.

Nove meses após a declaração, a barragem de Brumadinho rompeu deixando 216 mortos e 88 desaparecidos, segundo dados da defesa civil mineira divulgados nessa quarta-feira (27).

As explicações do presidente afastado da Vale irritaram os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito. A senadora Rose de Freiras, do Podemos capixaba, criticou o fato da empresa não encontrar os responsáveis pela tragédia.

Segundo Fábio Schvartsman, cada área ou localidade tem autonomia financeira e organizacional para gerir os negócios, e não chagava à cúpula da Vale qualquer informação sobre a falta de segurança das barragens.

A/M

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados