Inundação generalizada de áreas rurais e urbanas é outro ponto ressaltado pelo estudo.
O estudo do impacto no caso de um possível rompimento da barragem da Vale, Mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central de Minas, aponta que três cidades seriam afetadas pela lama e mais de 10 mil moradores desses municípios também sofreriam.
Além de Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Bárbara, seriam atingidas. A pesquisa ainda relatou aproximadamente o número de pessoas em cada um desses municípios que precisam de deixar suas casas para não terem problemas em caso de uma tragédia.
Mais de 6.000 moradores de Barão de Cocais precisariam de ser realocados, em São Gonçalo o número supera a casa das 2.400 pessoas e 1.700 habitantes de Santa Bárbara, também estão em áreas de risco.
Somando os três municípios, temos cerca de 74 mil pessoas e analisando esse número em relação ao número de pessoas que correm risco de ser atingidas pela lama, caso a barragem se rompa, ainda há uma quantidade grande de pessoas em risco.
Nos três municípios já foram feitas simulações de evacuação da cidade, um modo de preparar os habitantes, caso algo aconteça.
A/M