Moradores de Vazante, no Norte de Minas, participaram de uma simulação de evacuação de emergência, na Barragem Aroeira. A simulação foi realizada pela empresa responsável pela estrutura, a Nexa, juntamente com a Defesa Civil de Minas Gerais, na tarde da última quinta-feira (30).
A ação preventiva serve para alertar a comunidade sobre como se portar em uma situação de emergência e possível rompimento da barragem.
De acordo com a empresa, essa é mais uma etapa da implantação do Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e faz parte de exigência legal.
Na simulação, que teve duração de duas horas, os moradores conheceram os sinais sonoros, as rotas de fuga e pontos de encontro. Esta foi a primeira vez que uma simulação como esta aconteceu no local. A partir de agora a ação vai ser realizada anualmente.
A barragem de Vazante foi construída entre os anos de 1999 e 2000. A estrutura tem capacidade para até 14,91 milhões de m³. Atualmente o volume de água e rejeitos é de 12,2 milhões de m³.
Outra barragem
Nesta sexta-feira (31), outra simulação vai acontecer em barragens da Nexa. Deve vez vai ser na unidade Morro Agudo, em Paracatu, no Noroeste de Minas.
GIRO DE NOTÍCIAS A/M