A deficiência auditiva é motivada por vários fatores, como o envelhecimento que é um dos principais motivos desse problema. A Hear-it afirmou que a capacidade de ouvir piora a partir dos 40 anos de idade, já a partir dos 80 anos existe um aumento significativo da deficiência. Outro motivo comum é a exposição de ruídos que também causa danos a audição.
A fonoaudióloga Viviane Chein destacou que a perda de audição pode acontecer quando se escuta músicas altas em fones de ouvido, visto que o som muito alto causa danos nas células sensoriais auditivas e essas não se regeneram.
Porém, em grande parte dos casos, a perda pode ser tratada com o uso de aparelhos específicos. A fonoaudióloga ainda ressalta que os dispositivos estão cada vez mais modernos e confortáveis.
Viviane ainda alerta que zumbido e sensação de tontura podem ser sintomas de perda auditiva. Sendo assim, o ideal é procurar um profissional habilitado.
Outro causador de danos na audição é a infecção de ouvido, mais conhecida como otite, que pode trazer transtornos caso aconteça várias vezes.
No entanto, é preciso ficar atento nos casos de crianças que são mais suscetíveis a inflamação. O ideal é manter os ouvidos secos. Já o acúmulo de cera pode apenas impedir o som de chegar ao tímpano, mas não é um problema que possa causar surdez.
GIRO DE NOTÍCIAS A/M