Home » NA SELEÇÃO, TITE MUDA ESQUEMA TÁTICO PARA ADAPTAR OS MAIS JOVENS

NA SELEÇÃO, TITE MUDA ESQUEMA TÁTICO PARA ADAPTAR OS MAIS JOVENS

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Há exatamente um ano, a seleção brasileira estreava favorita na Copa do Mundo. Agora, se prepara sob desconfiança para encarar a Venezuela, em casa, pela Copa América. O que mudou? Na imagem que se tem da equipe, essencialmente a derrota para a Bélgica, nas quartas de final do torneio mais importante, e a atual ausência de Neymar, machucado e envolvido em problemas pessoais – está sendo acusado de estupro.

Não é só a opinião pública que está diferente. A seleção brasileira também se modificou bastante, mais até do que sugerem as aparências. A CBF manteve Tite, fato raríssimo depois de eliminações, e o técnico tem conduzido transformações que podem parecer sutis, mas, somadas, apresentam um cenário bem distante daquele visto na Rússia.

Somente quatro dos titulares da estreia de 2018, o empate por 1 a 1 com a Suíça, vão iniciar a partida diante dos venezuelanos: Alisson, Thiago Silva, Casemiro e Coutinho.

A Seleção mudou os jogadores, o sistema tático, ideias de jogo e de trabalho. Abaixo, a metamorfose verde-e-amarela de 17 de junho de 2018 para 17 de junho de 2019.

Daniel Alves teria sido titular e capitão no Mundial se não tivesse lesionado o joelho com gravidade. Recuperado, ele retomou a vaga e a faixa para a Copa América.

O time atual tem três reservas da Copa da Rússia: Marquinhos, Filipe Luís e Firmino ganharam as posições de Miranda, Marcelo e Gabriel Jesus. O zagueiro e o centroavante continuam no grupo, mas o lateral-esquerdo do Real Madrid jamais voltou a atuar pelo Brasil depois da derrota nas quartas. Sua temporada ruim na Espanha também o distanciou das convocações.

As principais novidades são Arthur, David Neres e Richarlison. O trio estreou pela Seleção após a Copa e se firmou. Neres foi o último, apenas em março deste ano. Ele disputa posição com Everton, outro novato. Jovens, eles puxam a fila da renovação que será feita até 2022.

Tite consagrou o 4-1-4-1 em sua seleção brasileira com bela campanha e bom futebol nas eliminatórias. Na Copa do Mundo, todos sabiam como a equipe jogava. Agora é um pouco diferente. Seu sistema base com a bola é o 4-2-3-1. Quando o adversário tem a posse, o Brasil varia entre se defender no 4-3-3 (para pressionar a saída de bola) e no 4-4-2.

O desencaixe no meio-campo fez Tite mudar. Em seus melhores momentos, o 4-1-4-1 teve sincronia perfeita entre Paulinho e Renato Augusto, que recebiam a companhia de Coutinho num movimento da direita para dentro. Na Copa, Renato já havia perdido a posição e Coutinho foi deslocado para o centro. Ele e Paulinho não se entenderam tanto, e Willian, o substituto do lado direito, também não conseguiu repetir a função de Coutinho.

A mudança para o 4-2-3-1 contraria o gosto pessoal de Tite, mas prioriza as características de seu grupo. Arthur, que agora joga ao lado de Casemiro, não produz quando recebe a bola mais adiantado, como fazia Paulinho. Por isso, ele se posiciona mais recuado e inicia as jogadas.

Isso também permite que Daniel Alves tenha mais liberdade para criar por dentro, como Tite tem pedido a ele e Filipe Luís. Na frente, sem Neymar, a ideia é promover uma movimentação mais intensa dos atacantes David Neres, Richarlison e Firmino. Na última sexta-feira, não deu certo, principalmente com Neres, muito preso à ponta esquerda.

O treinador também diz ter aprendido com lições da Copa. A principal delas: não demorar a fazer mudanças num torneio tão curto. Para o jogo desta terça, contra a Venezuela, apenas Arthur entrará. Recuperado de dores no joelho direito, ele volta no lugar de Fernandinho.

O desempenho na estreia não foi dos mais empolgantes. Com jogadores em boa fase no banco, casos especialmente de Gabriel Jesus, Everton e Allan, Tite pode pressionar sua equipe a produzir mais na Fonte Nova, sob risco de perderem a posição de titular.

GIRO ESPORTIVO  A/M

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados