Home » Grupo de pesquisadores brasileiros criam tecnologia para diagnosticar o vírus da zika

Grupo de pesquisadores brasileiros criam tecnologia para diagnosticar o vírus da zika

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Os pesquisadores ligados ao CDMF – Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais e ao CEPID – Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo criaram uma tecnologia de baixo custo para diagnosticar de forma rápida e precisa o vírus zika.

No entanto, o grupo de pesquisadores, liderado por Talita Mazon, do Centro de Tecnologia da Informação de Campinas, desenvolveu um biossensor portátil, econômico e simples de usar. O custo estimado do dispositivo é de R$ 450,00.

Além disso, uma placa de circuito impresso usadas em aparelhos eletrônicos foi modificada pelos cientistas, que fizeram com que um compósito de óxido de zinco e granfeno conseguisse imobilizar um anticorpo contra a proteína NS1 do zika em um eletrodo.

A placa ainda mostrou que tem alta sensibilidade e seletividade para a proteína-alvo. Sendo assim, com apenas uma gota de urina do paciente é possível fazer o teste e saber o resultado pela tele de um computador.

De acordo com a pesquisadora, o importante é que o aparelho consegue distinguir o zika vírus da dengue. As duas doenças possuem proteínas semelhantes e a maioria dos testes pode dar resultados falsos.

Talita ainda ressalta que os pesquisadores conseguiram identificar o zika desde o primeiro até o oitavo dia da infecção.

GIRO DE NOTÍCIAS  A/M

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados