No início da madrugada de quarta-feira, 26 de junho, durante operação batida policial aflorou
informação que dois homens estariam transitando no município de Barbacena com um veículo Fiat Siena, cor verde, licenciado em Belo Horizonte e que tal veículo estaria com a placa adulterada e seria produto de furto na capital em fevereiro desse ano.
De posse das informações, guarnições policiais iniciaram rastreamento e levantamento de dados, chegando ao endereço de um dos envolvidos no Bairro Passarinhos.
Após realização de cerco ao imóvel, foi feito contato com um dos autores, 33 anos, que franqueou o acesso à residência. Ele confirmou que mais cedo estava transitando na rua com o Siena junto do
outro autor, 32 anos, que também estava na casa.
Ele alegou que desconhecia que o automóvel era furtado, porém, ao conhecer a procedência ilícita do veículo, seu amigo solicitou-lhe ajuda para revender o automóvel. Ele então levou o carro um comércio no Bairro Caiçaras e conversou com o proprietário informando a origem do veículo.
Ele ofereceu R$ 2.500,00 pelo carro combinando que pagaria no dia seguinte às 10 horas. Como o comércio já estava fechado, os militares consultaram o endereço do proprietário, 45 anos, que, após cientificado da situação, se prontificou a abrir seu estabelecimento para os militares.
De início, ele alegou que o veículo não estava lá, mas ao iniciarem as buscas, os militares encontraram diversas peças verdes pertencentes a um veículo de marca Fiat.
Num primeiro momento, o proprietário negou que as peças eram do veículo furtado, mas como entrou em contradição diversas vezes, acabou confirmando. Ele disse que os autores levaram o carro lá por volta das 13 horas e buscaram o carro mais tarde retornando na loja apenas com as peças sendo combinado o pagamento para o dia seguinte.
Durante as buscas, foram encontrados no interior do estabelecimento: um capô, uma tampa traseira, quatro portas, dois para-lamas dianteiros, dois para-choques (dianteiro e traseiro), quatro forros de portas, dois spoiler, um volante, uma lanterna traseira e uma mini frente. Todas essas peças foram reconhecidas pelo autor.
Diante do exposto, foi dada voz de prisão aos envolvidos pela prática do crime de receptação, sendo todo o material recuperado apreendido e levado junto ao guincho de plantão que os recolheu para o pátio credenciado.
Os autores foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil, onde ficaram à disposição da autoridade policial.
Núcleo de Comunicação Organizacional da 13ª RPM