Home » “Rota das 10 cachoeiras” aproxima comunidades e oferece serviços de qualidade ao turista

“Rota das 10 cachoeiras” aproxima comunidades e oferece serviços de qualidade ao turista

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A cachoeira das Três Barras tem altura aproximada de 13m e forma um grande poço, propício a mergulhos.

Um projeto desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e as comunidades do entorno do Parque Estadual Serra do Intendente (PESI) vêm promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da conexão das comunidades, turistas e visitantes, com os atrativos da chamada “Rota das 10 Cachoeiras”.

As comunidades de Três Barras, Cubas, Tabuleiro, Parauninha, Candeias, Baú, que circundam o Parque, no município de Conceição do Mato Dentro, têm seus caminhos traçados com os atrativos da rota e com os diversos serviços oferecidos na região.

O turismo de base comunitária tem como principais componentes a promoção da conservação ambiental, valorização da identidade cultural e geração de benefícios diretos para as comunidades receptoras.

Sendo assim, a Rota das Dez Cachoeiras é uma estratégia que possibilita o envolvimento das comunidades por meio da prestação de serviços, como hospedagem, alimentação, condução de visitantes, comercialização de artesanatos e produtos locais.

Por meio do Projeto, serviços como restaurantes, venda de lanches rápidos, camping, pousadas, hospedagem domiciliar, aluguel de imóvel, condutores de turismo, estacionamento e transporte como taxi e vans, são cadastrados e passam a fazer parte de uma lista oficial divulgada pela gerência do Parque, e pelo site da Prefeitura, além do trabalho boca a boca realizado junto aos turistas que visitam a região.

Nos últimos dois anos já foram cadastrados 60 prestadores de serviços, com 110 atividades. “Esse cadastro proporciona uma melhor estruturação dos serviços prestados no entorno da unidade de conservação, garantindo ao turista que, ao percorrer a rota das 10 cachoeiras, de bike, a pé ou a cavalo, possa saber onde poderá se hospedar ou fazer suas alimentações”, disse o gerente do parque, Marcos Alexandre dos Santos.

Além disso, o projeto inclui também ações estruturais como a construção de banheiros, estacionamentos, melhoria das cozinhas e refeitórios das residências, mapeamento e sinalização completa das trilhas e do eixo principal das rotas. “Tudo para incentivar e facilitar a vida do turista”, frisou.

A conclusão do Plano de ação 2019 está previsto para setembro, quando será realizada uma caminhada inaugural pelas rotas que levam às cachoeiras. A comunidade também participa do processo por meio de reuniões para apresentação e aprovação do projeto, que é embasado em três premissas: identificar, cadastrar e fomentar os prestadores de serviço. O IEF trabalha agora com o planejamento de uma capacitação para os moradores do entorno, com o objetivo de orientá-los para prestação de serviços essenciais e de melhor qualidade aos visitantes dos parques.

“Esse trabalho traz amplos benefícios para a sociedade como um todo, gerando renda para os moradores e estreitando as relações da comunidade com a natureza. Além disso, acreditamos que agregar a comunidade à gestão do Parque gera comprometimento e pertencimento da comunidade, que passa a atuar também como fiscalizador”, disse o gerente.

Na região existem mais de 10 cachoeiras, e ao longo do perímetro do parque existem mais de 20 acessos. Oito guarda-parques trabalham, diariamente, auxiliando na proteção da natureza, na prevenção e combate aos incêndios florestais, além de darem todo o suporte no atendimento ao público que visita o parque.

A iniciativa, desenvolvida pelo IEF, conta com o apoio da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria de Meio ambiente e Gestão Urbana, das associações comunitárias das comunidades do entorno e de Organizações não governamentais (Ongs) que atuam na região.

O Parque Estadual Serra do Intendente

Inserido nos Distritos de Tabuleiro e Itacolomi, no município de Conceição do Mato Dentro, o Parque abrange uma área de 13.508,83 hectares.

A criação da unidade de conservação reforça o trabalho do Governo do Estado na proteção ao complexo do Espinhaço, reconhecido como Reserva da Biosfera em 2005, pelo programa ‘Homem e Biosfera’, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os Parques Estaduais Serra do Intendente, juntamente com o Parque Natural Municipal do Tabuleiro, Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, formam um corredor contínuo de unidades de conservação nas altas terras da Serra do Espinhaço.

A rota

rota das cachoeiras dentro

A rota das 10 cachoeiras pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou a cavalo.

GIRO DE NOTÍCIAS  Ascom/Sisema

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados