Home » Secretaria de Saúde destaca a importância do Teste do Pezinho

Secretaria de Saúde destaca a importância do Teste do Pezinho

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Basta uma picadinha no calcanhar do bebê para detectar precocemente algumas doenças sérias de origem genética ou congênita grave, que podem afetar o seu desenvolvimento.

O Exame laboratorial de Triagem Neonatal também conhecido por “Teste do Pezinho” deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

Esse período é importante para que o funcionamento do organismo do bebê se estabeleça e seja possível detectar as doenças, principalmente a fenilcetonúria, que é diagnosticada após o bebê fazer a digestão do leite materno.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 1990), o Teste do Pezinho é obrigatório por lei em todo o território nacional.

Em Barbacena, o exame é oferecido de segunda a sexta-feira, com horário de coleta de 7h30 às 10h30 e de 13h às 16h, na Unidade Central de Vacinação.

É necessário levar:

(Do recém nascido):

Declaração Nascido ou Certidão de Nascimento
Caderneta da Criança/ Cartão de Vacinação
Cartão do SUS

(Documentação da Mãe):
Cartão do SUS, RG e CPF

Como o exame é realizado

Uma amostra de sangue do calcanhar do bebê, onde existe um grande fluxo sanguíneo. O sangue é colocado num papel tipo mata-borrão e encaminhado ao laboratório. As amostras de sangue coletadas são enviadas para o Laboratório de Triagem Neonatal do Nupad, na Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte, onde são examinadas. O resultado é disponibilizado dentro de 30 dias, sendo entregue para a família impresso ou através do site www.nupad.medicina.ufmg.br

Monitoramento do Cuidado

Após a triagem neonatal, sendo a criança identificada como positiva para alguma das doenças, a mesma passa a ser acompanhada e tratada gratuitamente pela Rede de Atenção à Saúde no âmbito do PTN-MG e por atendimento profissional médico de referência do município. O Setor de Monitoramento do Cuidado do Nupad também tem como estratégia o contato diário com a Unidade Central e as demais Unidades Básicas de Saúde, fazendo o acompanhamento e monitoramento dos processos da triagem neonatal realizados no município e o controle do tratamento das crianças diagnosticadas.

Doenças diagnosticadas na versão básica do teste

Fenilcetonúria
Causada pela deficiência no metabolismo do aminoácido fenilalanina. O acúmulo no organismo pode causar deficiência mental.

Hipotireoidismo congênito
Causada insuficiência do hormônio da tireoide. A falta de tiroxina pode causar retardo mental e comprometimento do desenvolvimento físico

Fibrose cística
Ocorre aumento da viscosidades das secreções, propiciando as infecções respiratórias e gastrointestinais. Ataca pulmões e pâncreas.

Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias
Alteração da hemoglobina que dificulta a circulação, podendo afetar quase todos os órgãos. Pode causar anemia, atraso no crescimento e dores e infecções generalizadas.

Hiperplasia adrenal congênita (HAC)
É uma doença genética, em que as duas glândulas suprarrenais – localizadas em cima dos rins, não funcionam corretamente, prejudicando a produção de hormônios essenciais para o corpo, como o cortisol e a aldosterona.

Deficiência de biotinidase
É também uma doença genética, em que o organismo não é capaz de obter a enzima biotinidase, impedindo que os alimentos sejam processados ou metabolizados pelo organismo.

Unidade Central de Vacinação
Praça Conde de Prados, s/n – Centro
(32) 3339-2123

GIRO DE NOTÍCIAS / PMB

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados