Home » Festival reúne diversos queijos artesanais em Belo Horizonte

Festival reúne diversos queijos artesanais em Belo Horizonte

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Emater-MG e IMA oferecem plantão técnico para esclarecer dúvidas sobre a produção e a legislação do produto.

BELO HORIZONTE (27/7/2019) – A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, representou o governador Romeu Zema, neste sábado (27/7), na solenidade de abertura do Festival do Queijo Minas Artesanal, realizada na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. “Este evento é um espaço para valorizar um dos nossos mais genuínos produtos mineiros, o queijo fabricado artesanalmente com leite cru. E, cada vez mais, estamos ganhando papel de destaque no mundo. Nossa ascensão no Concurso Mondial du Fromage, em Tours, na França, é exemplo disso. Em 2015, ganhamos uma, em 2017, onze, e agora, em 2019, 51 das 56 medalhas conquistadas pelo Brasil vieram para Minas”, destacou.

A secretária também falou sobre os ganhos trazidos com a assinatura do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia e a abertura do mercado chinês para a compra de lácteos produzidos no Brasil. “Este acordo (Mercosul e União Europeia) irá beneficiar muito o estado e permitir que os nossos produtos, a exemplo da cachaça, do café, do azeite, das frutas, e, principalmente, dos queijos, possam vencer a barreira internacional e serem comercializados em outros país. Além disso, tivemos a recente abertura do mercado chinês para a importação de produtos brasileiros. Estamos muito orgulhosos em ter no estado dois dos laticínios que integram essa lista.”

Para Ana Valentini, o recém anunciado Selo Arte é outra importante conquista do setor, uma vez que permitirá o comércio entre os estados de forma mais facilitada e desburocratizada. Segundo ela, o governo terá um papel fundamental já que caberá a ele regulamentar cada uma das variedades de queijos artesanais existentes em Minas Gerais. “É importante destacar que a nossa legislação estadual permite que sejam feitas todas as mudanças necessárias para legalizar todos os tipos de queijos produzidos no estado”, esclareceu.

O anfitrião do evento, Roberto Simões, presidente do Sistema Faemg e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, contextualizou que a história de Minas com o queijo teve início no século XVIII, quando a iguaria era produzida apenas para o consumo de algumas famílias. Com o passar do tempo, vieram os avanços no processo de fabricação e tratamento do produto. “Hoje, temos queijos sofisticados que já fazem parte da nossa gastronomia. Além disso, conseguimos melhorar as legislações estaduais e federais que confirmam a qualidade da produção artesanal”, pontuou.

No festival que segue até amanhã, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Queijo Minas Artesanal (QMA), produzido em sete regiões do estado (Araxá, Campo das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serro, Canastra e Triângulo Mineiro).

No estande do Governo de Minas, estão expostos outros tipos de queijos artesanais produzidos em Minas, também com o leite cru, e que foram contemplados pela nova legislação estadual, que regulamenta a produção e a comercialização do produto (Lei 23.157/2018). São eles: cabacinha, requeijão moreno, Alagoa, os produzidos na região da Serra da Mantiqueira, Vale do Suaçuí, Serra Geral e do Ibitipoca, além dos queijos fabricados a partir do leite cru de outros animais, como cabra, ovelha e búfala.

No espaço também está disponível um plantão técnico, organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Normas para o registro das queijarias, técnicas de maturação dos queijos, boas práticas de produção e a caracterização das sete regiões produtoras do QMA são alguns dos temas que podem ser esclarecidos pelos técnicos da Emater-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Também participaram da abertura o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, o secretário de Estado de Cultura, Marcelo Matte, o subsecretário de Estado de Comunicação, Roberto Bastianetto, o diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, o diretor Administrativo e Financeiro da Emater, Cláudio Bortolini, e o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Seapa, Gilson Sales.

Atrações

Nos dois dias do evento, haverá oficina de harmonização do Queijo Minas Artesanal com cervejas artesanais mineiras, e os apreciadores também terão a oportunidade de aprender a harmonizar a iguaria com outra riqueza do agronegócio mineiro: os cafés artesanais. O festival vai contar, ainda, com uma oficina sobre os processos de maturação e conservação dos queijos artesanais.

Além das oficinas, sete chefs mineiros vão apresentar pratos elaborados com queijos das sete regiões produtoras. A programação inclui rodadas de negócios e apresentações musicais.

Outras informações pelo www.festivalqma.com.br.

Serviço:

3º Festival do Queijo Minas Artesanal

Local: Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, 889

Horário: Sábado (27/7) das 10h às 22h | Domingo (28/7) das 10h às 20h

GIRO DE NOTÍCIAS / SAEMG

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados