Na manhã de domingo, dia 28 de julho, durante operação Batida Policial no Bairro João Paulo II em Barbacena, a guarnição recebeu informação via do Copom de que havia um cidadão fazendo tráfico de entorpecentes no bairro.
No local, não foi visualizado nenhum cidadão com as características repassadas, porém foi abordado um cidadão de 20 anos que foi submetido a uma busca pessoal, sendo localizado nas mãos dele um papelote de cocaína.
Os militares foram até um imóvel onde o indivíduo alegou residir. A guarnição foi recebida pela genitora do autor que informou que seu filho não residia naquele endereço e sim em outra rua, conduzindo de imediato a guarnição até um outro imóvel.
Ao chegarem ao local, os militares sentiram um forte odor de substância entorpecente. Após varredura, no quarto do autor, foram localizados vários sacolés, nove pedras brutas, cinco papelotes
de cocaína, uma porção esfarelada de cocaína, oito pedras de crack, 16 comprimidos diversos, duas lâminas de gilete e uma espátula com resquícios de cocaína, uma balança de precisão e um aparelho celular.
O autor preso em flagrante foi conduzido para a Delegacia de Polícia com o material apreendido.
Núcleo de Comunicação Organizacional da 13ª RPM