Como anunciado pela Polícia Civil de Minas Gerais, em abril, tem início hoje a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2019 para veículos com placas com final de 1 a 5. Para veículos com placas de final 6 a 0, a documentação 2019 será exigida a partir de 1º de setembro.
O CRLV é emitido para motoristas devidamente em dia com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Seguro Obrigatório e Taxa de Licenciamento, e sem multas de trânsito em aberto. Quem não recebeu o comprovante no prazo deverá conferir se há pendências através do portal do Detran-MG. Endereço desatualizado ou qualquer taxa sem pagamento podem justificar o problema na entrega.
Quem não possui pendências, mas mesmo assim, não recebeu a documentação, pode se dirigir à Delegacia de Trânsito, em Barbacena, localizada à rua Victório Meneguin, 210, Pontilhão.
Multa e remoção
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado, ou seja, sem a CRLV em dia, é considerado infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.