Home » Barbacena tem menor taxa de homicídio da região

Barbacena tem menor taxa de homicídio da região

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Barbacena, no Campo das Vertentes, e Juiz de Fora, Ubá e Muriaé, na Zona da Mata, estão entre as 310 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes analisadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em um relatório que analisa o registro de homicídios no país, considerando os dados relativos ao ano de 2017.

Considerando Minas Gerais, Barbacena é a 29ª cidade em um ranking com 32 municípios. O levantamento foi divulgado na última segunda-feira (06/08) no “Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019”, elaborado em parceria Ipea com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Dos 310 municípios avaliados em todo o país, Barbacena ficou em 25º, no que se refere aos menores números de registros. Em Minas Gerais, Betim lidera o ranking de maior número de homicídios, seguida por Governador Valadares e Ribeirão das Neves. A capital Belo Horizonte é a 12ª, abaixo, inclusive, de Juiz de Fora, que ocupa a 9ª posição no ranking.

De acordo com o Ipea, o objetivo é “identificar a epidemiologia das mortes violentas intencionais, que constituem um problema de primeira grandeza para a segurança pública”. O conceito de homicídio adotado no Atlas da Violência 2019 corresponde a “óbitos causados por agressões mais as intervenções legais, segundo a décima Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

No entanto, os organizadores destacaram que 9.798 mortes violentas no país não tiveram a causa-base esclarecida e foram classificadas como “mortes violentas com causa indeterminada (MVCIs)”. Esses óbitos, na verdade, seriam homicídios ou suicídios, ou mortes ocasionadas por acidentes, mas para os quais as autoridades e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (MS), falharam em estabelecer a causa correta.

Segundo os dados oficiais do SIM/MS, em 2017 houve 65.602 homicídios no Brasil, o que equivale a uma taxa de aproximadamente 31,6 mortes para cada cem mil habitantes. Em Minas Gerais, foram 4.299 homicídios registrados em 2017.

O estudo sugere como solução contra a violência ações pautadas em três pilares fundamentais: planejamento de ações intersetoriais, voltadas para a prevenção social e para o desenvolvimento infanto-juvenil, em famílias de situação de vulnerabilidade; qualificação do trabalho policial, com mais inteligência e investigação efetiva; e o reordenamento da política criminal e o saneamento do sistema de execução penal, de modo a garantir o controle dos cárceres pelo Estado.

 O Ipea

Fundação pública vinculada ao Ministério da Economia, o Ipea fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

GIRO DE NOTÍCIAS  / FB

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados