Provas serão aplicadas no dia 25 de agosto
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (12/8), os locais de realização das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 em todo o Brasil. A informação pode ser consultada no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível no Sistema Encceja. O Inep recomenda que o participante leve impresso o Cartão no dia do exame.
O Cartão de Confirmação da Inscrição informa o número de inscrição, data, hora e local de realização das provas. Nele também é possível verificar a indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino das provas, além da solicitação de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social e recursos de acessibilidade aprovados caso tenha sido solicitado.
As provas do Encceja Nacional 2019 serão aplicadas em 25 de agosto, domingo, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. A avaliação ocorre no período da manhã e à tarde, em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios indicados no edital. No dia do exame, os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45, para as provas aplicadas pela manhã, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15, para as provas aplicadas à tarde, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF). É proibida a entrada após o fechamento dos portões.
Provas
Na manhã do dia 25 de agosto, quem busca a certificação de competências do ensino fundamental terá provas de ciências naturais e matemática. No período da tarde, esses participantes farão provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. Para os participantes que almejam a certificação do ensino médio, as provas matutinas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. Na parte da tarde, as provas serão de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
Encceja
O Encceja é um exame direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada. As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares por meio de situações-problema do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências dessas pessoas a partir do que aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais.
GIRO DE NOTÍCIAS / Inep