Home » Festival de Gastronomia de Tiradentes inova com comida veg

Festival de Gastronomia de Tiradentes inova com comida veg

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Cultivo surpreende com receitas feitas com ingredientes típicos da região.

Na 22ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que começa neste sábado, 24, e vai até 1 de setembro, o Cultivo Bistrô Vegetariano entra na programação afim de completar ainda mais a diversidade do cardápio do evento. É a primeira vez que a Praça Vertentes com restaurantes tiradentinos, montada especialmente para ocasião, irá oferecer a opção a quem não come carne.

Nesse clima, o bistrô vegetariano, com opções veganas também, entrará pro cardápio do Festival Fartura Tiradentes com o Mió Pra Nóis, que são croquetes de milho com ora-pro-nóbis. O Jaca Tatu, escondidinho de jaca e o caldo de cenoura com gengibre e coulis de beterraba. E tem até hambúrguer! O Sinhô Bean, de feijão com funghi, que o chef Lucas Pereira faz com tanta dedicação que não deixa a desejar para nenhum outro feito com carne.

Os ingredientes são prioritariamente orgânicos e, em sua maioria, garimpados de produtores locais, como é o caso do premiado queijo Catauá. Tanto trabalho resulta numa variedade de tira-gosto, pratos, drinks e cervejas artesanais incríveis. Que para conhecer tem que reservar um bom tempo ao estabelecimento no Largo do Ó, número 13. Ao chegar lá o cliente é recebido com sorrisos e pela mascote, a Olguinha. Uma simpática cadelinha que até recebeu em homenagem o nome e foto no rótulo da cerveja da casa. É uma Pale Ale deliciosíssima produzida pelo mestre cervejeiro Adriano Ribeiro, o Tangê.

Cada vez mais sem carne

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, IBOPE, mostrou que o número de vegetarianos no Brasil quase dobrou em seis anos e, hoje, chega a 29 milhões de pessoas. Os dados também englobam a população vegana e configuram um salto histórico no número de brasileiros que se declaram não carnívoros. Realizada em abril de 2018 e divulgada em maio pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a pesquisa só vem comprovar os sinais do fim do mito de que só se come folha entre os vegetarianos e que a alimentação de origem animal é essencial e central. “Não é!”, enfatiza Isabella Grossi, proprietária do Cultivo. “Quando você coloca a carne de lado, descobre uma infinidade de sabores, texturas e cores. São alimentos que vêm da natureza e estão ao nosso alcance para suprir uma alimentação saudável e balanceada.”

A ascensão da gastronomia vegana e vegetariana é tanta que, esse ano, o vencedor da 20ª edição do Comida di Buteco, na capital mineira, foi um prato vegano com elementos bem brasileiros. E se o assunto é diversidade de sabores e saberes, nada mais adequado ao Cultivo comemorar seu aniversário de segundo ano de funcionamento no principal e mais variado evento gastronômico do Brasil.

Uma história de amor aos ideias

Há dois anos no Largo do Ó, o Cultivo surgiu da ideia de duas pessoas convictas de suas utopias. A jornalista Isabella Grossi e o escritor Daniel Rubens Prado resolveram montar um lugar onde, através da comida, feita com afeto e dedicação, cada cliente fosse recebido como o melhor amigo dos donos. Um espaço para as pessoas sentirem-se acolhidas em criatividade, consciência social e ambiental.

Isso porque além dos deliciosos e inusitados pratos sem origem animal, o ambiente é propício para pessoas que compartilham um ideal de vida que engloba respeito ao meio ambiente, à justiça social, o prazer da boa mesa, da literatura e da música. Trata-se de centenas de vinis e livros à vontade para o cliente desfrutar. De forma que, entre uma arte e um causo, a mágica acontece. Esta última bem lembrada pelo próprio dono ao evocar Vinícius de Moraes: “Aqui, no Cultivo, não conquistamos clientes, reconhecemos amigos”.

GIRO DE NOTÍCIAS

 

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados