Home » Polícia Militar orienta a população sobre como evitar golpes aplicados por estelionatários em Conselheiro Lafaiete e região

Polícia Militar orienta a população sobre como evitar golpes aplicados por estelionatários em Conselheiro Lafaiete e região

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Tendo em vista o golpe que estelionatários estão empregando com utilização de central clandestina, simulação de clonagem de cartões bancários e interceptação de telefonemas para as centrais de atendimento dos bancos e/ou empresas, responsáveis pelos cartões de crédito/débito, a Assessoria de Comunicação organizacional do 31o BPM explica como funciona a articulação destas quadrilhas e destaca alguns pontos para evitar a ação de estelionatários nestes casos.

ENTENDA COMO FUNCIONA O GOLPE:

Criminosos (estelionatários) entram em contato telefônico com as vítimas, se apresentando como sendo funcionário do “setor de segurança” de uma determinada rede bancária e solicitam confirmação de identidade destas.

Para das maior credibilidades às informações, repassam o nome completo da vítima, bem como endereço e telefone, conforme cadastrado realizado por estas na rede bancária.

O estelionatário solicita então que a vítima confirme a realização de uma possível compra realizada pelo cartão de crédito do banco, em que o estelionatário finge trabalhar.

Neste momento, a vítima suspeita e encerra a chamada telefônica, entrando em contato, em seguida, com a central de atendimento do banco que possui conta, através do telefone 0800, que consta no verso do cartão bancário.

Alguém (integrante da quadrilha) atende a chamada telefônica, como se de fato fosse da central de atendimento, todavia não há atendimento eletrônico.

A vítima então informa ao atendente/estelionatário do ocorrido.

O atendente/estelionatário solicita que a vítima digite a senha do cartão para que este seja  cancelado e orienta-o ainda a escrever uma carta, informando que não reconhece a compra pelo cartão.

Solicita também à vítima a cortar o cartão de forma a não danificar o chip.

Em seguida o atendente/estelionatário solicita que a carta e o cartão de crédito, quebrado, sejam colocados em um envelope.

O atendente/estelionatário informa que o banco encaminhará um motoboy (integrante da quadrilha) para recolher o envelope.

Em pouco tempo, um motoboy chega até a residência da vítima informando que está a serviço da referida rede bancária, com a finalidade de recolher o envelope.

Mais tarde, a vítima entra em contato com o Sac do cartão de crédito, novamente, através do 0800 do verso do cartão, porém recebe nova informação de que não houve o cancelamento do referido cartão de crédito.

Os criminosos, de posse de todos os dados da vítima, cartão bancário e senha, conseguem então realizar compras através do cartão, na função crédito ou débito, bem como conseguem também efetuar saques bancários através dos terminais de autoatendimento.

CRIMINOSOS SÃO BONS DE CONVENCIMENTOS E HABILIDOSOS NA INTERNET, FIQUE ATENTO!

Embora não seja novidade o uso de centrais telefônicas clandestinas na prática do estelionato, o golpe praticado por este tipo de estelionatários são incomuns.

Os registros de ocorrências mais comuns são de usuários/vítimas que conseguem, pela internet, através de sites falsos dos bancos, números de telefones parecidos com os da rede bancária de onde
possui conta.

A Assessoria de Comunicação Organizacional do 31o BPM orienta aos clientes de bancos a nunca fornecerem senhas de cartões em diálogos por telefone.

Jamais os bancos irão solicitar a senha quando o atendimento não é eletrônico. Não realize também chamada do número recebido. Procure, confirme e certifique o verdadeiro telefone 0800 da rede
bancária que irá realizar o contato.

DICAS AOS CLIENTES:

– Não escolha senhas que possam ser facilmente descobertas por terceiros, como datas de nascimento, números de telefones, de documentos de identidades, dentre outras.

– Se receber telefonema de alguém dizendo que é funcionário de qualquer banco, nunca forneça a senha e outras informações sigilosas e desligue imediatamente a chamada.

– Jamais empreste ou entregue seu cartão a terceiros, nem permita que ele seja examinado por desconhecidos, sob qualquer pretexto.

– Em caso de roubo, furto ou extravio, ligue imediatamente para a central do referido cartão e realize o cancelamento deste, bem como registre um boletim de ocorrência policial.

– Em caso de retenção do cartão no caixa automático, não digite a senha e aperte a tecla “anula” ou “cancela”.

Ligue, imediatamente, para o banco ou procure ajuda de um funcionário que esteja devidamente identificado, se estiver utilizando o caixa eletrônico de uma agência bancária.

“POLÍCIA MILITAR, NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA!”

DÉCIMA TERCEIRA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR
TRIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados