Tendo em vista o golpe que estelionatários estão empregando com utilização de central clandestina, simulação de clonagem de cartões bancários e interceptação de telefonemas para as centrais de atendimento dos bancos e/ou empresas, responsáveis pelos cartões de crédito/débito, a Assessoria de Comunicação organizacional do 31o BPM explica como funciona a articulação destas quadrilhas e destaca alguns pontos para evitar a ação de estelionatários nestes casos.
ENTENDA COMO FUNCIONA O GOLPE:
Criminosos (estelionatários) entram em contato telefônico com as vítimas, se apresentando como sendo funcionário do “setor de segurança” de uma determinada rede bancária e solicitam confirmação de identidade destas.
Para das maior credibilidades às informações, repassam o nome completo da vítima, bem como endereço e telefone, conforme cadastrado realizado por estas na rede bancária.
O estelionatário solicita então que a vítima confirme a realização de uma possível compra realizada pelo cartão de crédito do banco, em que o estelionatário finge trabalhar.
Neste momento, a vítima suspeita e encerra a chamada telefônica, entrando em contato, em seguida, com a central de atendimento do banco que possui conta, através do telefone 0800, que consta no verso do cartão bancário.
Alguém (integrante da quadrilha) atende a chamada telefônica, como se de fato fosse da central de atendimento, todavia não há atendimento eletrônico.
A vítima então informa ao atendente/estelionatário do ocorrido.
O atendente/estelionatário solicita que a vítima digite a senha do cartão para que este seja cancelado e orienta-o ainda a escrever uma carta, informando que não reconhece a compra pelo cartão.
Solicita também à vítima a cortar o cartão de forma a não danificar o chip.
Em seguida o atendente/estelionatário solicita que a carta e o cartão de crédito, quebrado, sejam colocados em um envelope.
O atendente/estelionatário informa que o banco encaminhará um motoboy (integrante da quadrilha) para recolher o envelope.
Em pouco tempo, um motoboy chega até a residência da vítima informando que está a serviço da referida rede bancária, com a finalidade de recolher o envelope.
Mais tarde, a vítima entra em contato com o Sac do cartão de crédito, novamente, através do 0800 do verso do cartão, porém recebe nova informação de que não houve o cancelamento do referido cartão de crédito.
Os criminosos, de posse de todos os dados da vítima, cartão bancário e senha, conseguem então realizar compras através do cartão, na função crédito ou débito, bem como conseguem também efetuar saques bancários através dos terminais de autoatendimento.
CRIMINOSOS SÃO BONS DE CONVENCIMENTOS E HABILIDOSOS NA INTERNET, FIQUE ATENTO!
Embora não seja novidade o uso de centrais telefônicas clandestinas na prática do estelionato, o golpe praticado por este tipo de estelionatários são incomuns.
Os registros de ocorrências mais comuns são de usuários/vítimas que conseguem, pela internet, através de sites falsos dos bancos, números de telefones parecidos com os da rede bancária de onde
possui conta.
A Assessoria de Comunicação Organizacional do 31o BPM orienta aos clientes de bancos a nunca fornecerem senhas de cartões em diálogos por telefone.
Jamais os bancos irão solicitar a senha quando o atendimento não é eletrônico. Não realize também chamada do número recebido. Procure, confirme e certifique o verdadeiro telefone 0800 da rede
bancária que irá realizar o contato.
DICAS AOS CLIENTES:
– Não escolha senhas que possam ser facilmente descobertas por terceiros, como datas de nascimento, números de telefones, de documentos de identidades, dentre outras.
– Se receber telefonema de alguém dizendo que é funcionário de qualquer banco, nunca forneça a senha e outras informações sigilosas e desligue imediatamente a chamada.
– Jamais empreste ou entregue seu cartão a terceiros, nem permita que ele seja examinado por desconhecidos, sob qualquer pretexto.
– Em caso de roubo, furto ou extravio, ligue imediatamente para a central do referido cartão e realize o cancelamento deste, bem como registre um boletim de ocorrência policial.
– Em caso de retenção do cartão no caixa automático, não digite a senha e aperte a tecla “anula” ou “cancela”.
Ligue, imediatamente, para o banco ou procure ajuda de um funcionário que esteja devidamente identificado, se estiver utilizando o caixa eletrônico de uma agência bancária.
“POLÍCIA MILITAR, NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA!”
DÉCIMA TERCEIRA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR
TRIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR