Home » 26 milhões de pessoas têm fobia social; transtorno pode acarretar vários prejuízos

26 milhões de pessoas têm fobia social; transtorno pode acarretar vários prejuízos

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Pelo menos 13% dos brasileiros, o que equivale a 26 milhões de pessoas, possuem transtorno de ansiedade social, popularmente conhecido como fobia social. A informação é do Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

O transtorno é caracterizado pela ansiedade e pelo excessivo medo de ser exposto. Quem possui fobia social, tem receio de ser avaliado e julgado por outras pessoas.

Entre os principais sintomas estão sudorese, taquicardia, boca seca, tremor, tensão muscular, rubor facial e náusea. Os sinais podem surgir a qualquer momento, e a fobia social pode ser desencadeada em qualquer circunstância, como reuniões ou festas, fazendo com que a pessoa se sinta angustiada só de notar que está sendo observada.

O indivíduo, na maioria das vezes, é bastante inseguro, não tem autoestima e, por isso, se sente inferior. Em alguns casos, o nervosismo é tão intenso que os sinais de ansiedade e insegurança ficam muito claros.

A fobia social pode acarretar diversos prejuízos na vida dos indivíduos, que envolvem situações pessoais, profissionais e sociais, já que a tendência é que a pessoa se isole constantemente. Além disso, ela pode vir acompanhada de outros transtornos mentais, principalmente depressão e abuso ou dependência de substâncias psicoativas, como o álcool.

O transtorno tem tratamento e é feito com medicamentos e psicoterapia, que consiste na utilização de técnica que permite que o indivíduo aprenda, aos poucos, a lidar com acontecimentos que geram ansiedade.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados