Funcionários dos Correios decretaram greve geral nessa terça-feira (10/09) em todo país, em resposta ao anúncio de privatização da estatal e solicitando a reposição salarial com reajuste da inflação. Em Barbacena grande parte da categoria já aderiu à greve, o que pode provocar atrasos nas entregas em todos os endereços.
Segundo a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) todos os 36 sindicatos do país aderiram ao movimento.
Em nota, a Finditec acusou o governo e a direção dos Correios pela greve: “a culpa é do governo e da direção da ECT, que se negaram a negociar e querem esfolar a categoria! (…) A direção da ECT e o governo querem reduzir radicalmente salários e benefícios para diminuir custos e privatizar os Correios. (…) Infelizmente não restou alternativa. Para manter nosso Acordo Coletivo, repor as perdas aos salários e manter os empregos vamos ter que lutar”.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCE), 88% das lojas virtuais do país precisam da estatal para realizar entregas, já grandes comércios do varejo investem em distribuição própria, sendo menos dependentes da companhia.
GIRO DE NOTÍCIAS / FB
Foto: Arquivo.