O levantamento “O perfil do candidato a vagas de estágio – 2019” realizado pela Companhia de Estágios apontou que 56% dos universitários brasileiros já se sentem preparados para o mercado formal de trabalho.
A Companhia de Estágios, que realizou o levantamento, é uma consultoria especializada em programas de estágio e trainee. A instituição ainda mostrou, com a pesquisa, que 35% dos jovens que ainda não fazem parte de um programa de estágio se sentem prontos para preencher uma vaga nesta modalidade.
Apesar disso, 13% dos jovens entrevistados afirmaram que precisam melhorar o currículo para se candidatar a uma oportunidade de trabalho formal.
O diretor da Companhia de Estágios explica que o estágio proporciona aos estudantes uma experiência que a faculdade não disponibiliza, mas que ambos são importantes para a carreira profissional. O diretor ainda explica que “estar em sala de aula é muito diferente de estar no dia a dia de uma empresa”.
A pesquisa ainda mostrou que 52% dos entrevistados que estão buscando uma oportunidade de estágio não veem diferença no nível de competitividade e dificuldade entre as vagas de estágios e celetistas.
Sobre o futuro do trabalho, 15% dos entrevistados afirmam que pensam em investir em uma especialização após o término da faculdade.
GIRO DE NOTÍCIAS /AM