Home » Profissionais das forças de Segurança Pública são capacitados em Operações de Inteligência

Profissionais das forças de Segurança Pública são capacitados em Operações de Inteligência

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Durante duas semanas, 35 profissionais de 13 Estados brasileiros receberão treinamento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Sejusp.

Minas Gerais vai sediar, ao longo das próximas duas semanas, a 20ª edição do Curso de Operações de Inteligência (COI). Ao todo, 35 profissionais da área de Inteligência das forças de Segurança Pública de 13 Estados brasileiros receberão o treinamento, que é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais para atuação em operações de inteligência. Por meio de aulas teóricas e práticas, incluindo ensinamentos sobre técnicas operacionais utilizadas para a obtenção de dados, os alunos vão trabalhar os fundamentos doutrinários que norteiam as operações de inteligência e a aplicação da metodologia e de técnicas específicas nessas operações. A intenção é potencializar a eficiência no emprego do agente de inteligência no ambiente operacional.

Representando o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, General Mario Araujo, na solenidade de abertura do curso, o secretário adjunto de Segurança, Alexandre Leão, ressaltou que o treinamento é uma excelente oportunidade para as diferentes instituições participantes alinharem conceitos e técnicas, aproveitando o que cada uma tem de melhor dentro de seu know-how.

“Minas Gerais tem adotado um caminho sem volta, e que vem sendo fomentado cada vez mais, que é o caminho da integração. A integração e as atividades de inteligência são objetivos da política de Segurança Pública”, destacou Leão durante sua fala de boas-vindas aos participantes.

Anfitrião do evento, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Wagner Pinto, completou que o serviço de inteligência é a base do trabalho de investigação de todos os órgãos de Segurança Pública. “Não há como falar em efetividade de punição sem falar em uma investigação impecável. Sem o serviço de inteligência, não há como produzir provas fortes e robustas”, ressaltou.

O curso

A 20ª edição do Curso de Operações de Inteligência (COI) está sendo realizada na Academia de Polícia Civil (Acadepol), no Nova Gameleira, em Belo Horizonte. São, ao todo, 96 horas/aula, divididas em 12 dias. O curso será ministrado por 14 profissionais, contando a equipe de instrução e coordenação, oriundos do Ministério da Justiça e das forças de Segurança Pública de diversos Estados da Federação.

Os profissionais que serão capacitados são dos Estados: Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins. Há profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Penitenciário, Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

A capacitação prevê o estudo de 12 disciplinas. Dentre elas, destacam-se: Fundamentos da Atividade de Inteligência de Segurança Pública; Emprego de Meios Eletrônicos; Vigilância; Entrevista; Disfarce; Documentos de Operações de Inteligência; Comunicação Sigilosa e Recrutamento Operacional.

Participaram também da solenidade de abertura do curso o superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais, delegado Cairo Costa Duarte; o superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em Minas, Renato Ferreira; o subdiretor de Inteligência da Polícia Militar, tenente-coronel Evair dos Santos de Oliveira; o chefe da Agência Central de Inteligência do Corpo de Bombeiros, major Giovane Prates; o chefe do Serviço de Inteligência da Polícia Rodoviária Estadual, inspetor Walder Nascimento Vieira; o comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Rodrigo Sérgio Prates; e a diretora-geral da Academia de Polícia Civil, delegada-geral Cinara Maria Moreira Liberal.

Pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública também estiveram presentes na cerimônia o superintendente de Inteligência e Integração da Informação, coronel Mauro Gripp, e o diretor de Contrainteligência, coronel João Francisco Mendanha.

GIRO DE NOTÍCIAS / SSPEMG

Texto e fotos: Luiza Muzzi

 

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados