Home » Amamentação reduz 50% a chance de desenvolver diabetes

Amamentação reduz 50% a chance de desenvolver diabetes

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Um estudo publicado na revista científica Jama Medicina Interna aponta que a amamentação reduz quase 50% a chance de uma mulher desenvolver diabetes. Além disso, a lactação atua no combate à obesidade e até ao câncer de mama.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que a amamentação ocorra até os seis meses de vida do bebê. Porém, no Brasil a prática dura em média 54 dias, de acordo com o governo federal.

Stefanie Stopato, membro do Comitê de Aleitamento Materno da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais afirmou que o excesso do estímulo de estrogênio ao longo da vida pode provocar alterações negativas no corpo da mulher.

Stopato ainda disse que a produção de leite inibe o hormônio e o mantém estável. Sendo assim, a gestação aumenta o útero de tamanho para acomodar o bebê, e a amamentação é o principal estímulo para que o órgão volte ao normal.

A produção de leite também faz com que o organismo da mãe gaste mais energia e o resultado é a menor incidência de diabetes, já que melhora a função pancreática.

A amamentação ainda leva à redução da obesidade no período pós-parto. O endocrinologista, Adalto Versiani informa que a mulher chega a perder entre 600 gramas a 800 gramas por mês com o aleitamento.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a produção de leite ainda reduz até 6% a chance de desenvolver a doença.

Isso acontece devido a sucção que faz uma espécie de esfoliação do tecido mamário, ou seja, elimina e renova células agredidas.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados