O novo procurador-geral da República, Augusto Aras, definiu parte de sua equipe na chefia do Ministério Público. Ele escolheu o subprocurador José Bonifácio Borges de Andrada (foto) para ocupar o cargo de vice-procurador-geral da República. Este é o posto número dois do órgão.
Andrada foi vereador em Barbacena (1982), sendo a segunda vez que assume o cargo de vice-procurador da República. Na gestão de Rodrigo Janot (2016), Bonifácio Andrada já havia ocupado a cadeira . Ele também atuou no cargo de Advogado-Geral da União (AGU) em 2002, no final do governo Fernando Henrique Cardoso. Em sua gestão como AGU, José Bonifácio foi um dos responsáveis pela criação da atual Procuradoria-Geral Federal, órgão vinculado à Advocacia-Geral da União e que tem como função defender os interesses públicos, representando judicial e extrajudicialmente, as autarquias e fundações federais
Além de Andrada, o novo procurador-geral, que tomou posse na última quinta-feira (26/09), no Palácio do Planalto, escolheu outros nomes para cargos estratégicos durante sua gestão. O vice-procurador-geral Eleitoral será Humberto Jacques de Medeiros. Já o subprocurador Hindemburgo Chateaubriand será nomeado secretário de Cooperação Internacional (SCI).
A Secretária de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) fica sob comando de Pablo Coutinho Barreto. Alexandre Espinosa será o chefe de gabinete. Eittel Santiago de Brito Pereira será secretário-geral. O novo coordenador da Câmara de Consumidor e Ordem Econômica é Luiz Augusto Santos Lima.
De acordo com a PGR, os nomes serão publicados no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27/09). A outra parte da equipe será escolhida nos próximos dias.
Foto: Agência Brasil.
GIRO DE NOTÍCIAS / FB