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Servidores participam de oficina sobre atendimento digital ao cidadão

por Barbacena em Tempo
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Objetivo é melhorar serviço e avançar nos esforços para um governo 100% digital

Melhorar a prestação de serviços ao cidadão e avançar nos esforços por um governo 100% digital. Com esse objetivo, servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) participaram de uma oficina, nesta quinta-feira (11/10), na Cidade Administrativa.

A “Oficina de experiência do usuário” foi promovida pelo consultor da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Bruno Palvarini, e também contou com a presença de servidores da Prefeitura de Belo Horizonte.

Para o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz, “o encontro foi muito importante para o Governo de Minas, uma vez que foi possível aprender novas metodologias para melhorar a prestação do serviço público para os cidadãos”.

A oficina integra parceria firmada entre o Governo do Estado e o governo federal por meio da Rede Nacional de Governo Digital, que busca impulsionar a transformação digital no setor público com integração, coordenação e monitoramento de iniciativas.

Para a servidora da Superintendência Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental (SCIM) da Seplag, Raphaela Aihara, “essa foi uma oportunidade de aprendizado, uma vez que o Ministério da Economia possui ampla experiência em pesquisa com os cidadãos”, destaca.

Um dos assuntos debatidos foi a simplificação do acesso ao seguro-desemprego, dentro do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Distrito Federal. “Agora, vamos adaptar as ferramentas e os questionários utilizados para a realidade de Minas Gerais”, afirma Bruno Palvarini.

Minas Atende

A inovação dos serviços públicos, com foco na digitalização dos processos, é uma das frentes do Minas Atende, lançado em julho pelo governador Romeu Zema. O programa reúne ações para melhoria dos serviços públicos, com a simplificação e digitalização de 100 serviços e criação de novos canais de atendimento.

Um dos destaques é o MG App, no qual cidadãos podem acessar serviços de 18 áreas do governo. Pelo aplicativo, é possível ser notificado sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação, o que substituiu o envio de cartas pelo Detran. A economia estimada com essa iniciativa é de R$ 8 milhões ao ano.

O MG APP foi o vencedor do Prêmio e-Gov 2019, na categoria e-Serviços Públicos, destinado a iniciativas de governo eletrônico voltadas para o provimento de informações e serviços a cidadãos e empresas.

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