Expectativa é que no final do ano cerca de 1.000 lojas sejam abertas
Em levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre janeiro e julho, foram abertas 524 lojas em Minas Gerais. A estimativa é que até o fim do ano cerca de 1.000 lojas sejam abertas.
A recuperação lenta da economia é um dos principais influenciadores para que o resultado deste ano seja inferior ao de 2018. Mas essa projeção é vista com bons olhos, uma vez que implicará diretamente num aumento do número de contratações pelo Estado. A abertura de lojas de 2018, foi 7,25% maior do que a do atual ano.
Fábio Bentes, economista da CNC, afirmou que desde que o levantamento semestral teve início no segundo semestre de 2014, esse foi o quarto saldo positivo de Minas Gerais. Do segundo semestre de 2014 ao primeiro de 2017, ocorreram mais fechamento de lojas do que abertura.
Nesse período foi registrada a situação mais crítica do setor no Estado. No segundo semestre de 2015, foram registrados 8.792 fechamentos de lojas em Minas. Fábio ainda comentou que entre 2014 e 2017 foram fechadas cerca de 25 mil lojas pelo Estado.
Para 2020, são esperados resultados mais favoráveis e isso passa pela aprovação de reformas, principalmente a tributária. Medidas adotadas pelo governo como a MP da Liberdade Econômica também devem contribuir para melhores resultados.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM