Home » Sessão especial do Senado homenageia educação técnica e profissional no Brasil

Sessão especial do Senado homenageia educação técnica e profissional no Brasil

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Solenidade realizada nesta segunda-feira (18) lembrou os 110 anos do ensino técnico e profissional no País; evento contou com a presença de profissionais e estudantes do Sistema S.

Os 110 anos da educação técnica e profissional no Brasil foram lembrados, na tarde desta segunda-feira (18), em sessão especial no Senado Federal. Na saudação inicial, o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da sessão, desejou “vida longa” ao ensino técnico e profissional – ele que também foi aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na juventude.

Paim defende a educação profissional como forma de trazer mais dignidade e salário justo para os trabalhadores, sejam ele jovens, sejam mais experientes.

“Entendo que é fundamental nós fortalecermos o ensino técnico e tecnológico no País. Então, nesse momento, investir no ensino técnico é combater a miséria, é fortalecer a educação e a formação para que a nossa moçada – eu falo moçada, mas podem ser trabalhadores adultos também – prepare-se para o mercado de trabalho”, destacou.

A sessão foi marcada pela presença de diversas autoridades, trabalhadores e estudantes do Sistema S, que deram testemunho da importância do ensino para sua formação. Entre eles, estava o brasiliense Iago Martins, de 21 anos. Estudante do curso de Técnico em Manutenção Automotiva do SENAI, em Brasília (DF), o jovem julgou o Sistema S como “de extrema importância” e contou um pouco sobre os planos para o futuro.

“Minha expectativa é de ser empresário e abrir, um dia, meu centro automotivo. Ter mais empregos para outras pessoas também e, assim, a gente vai criando um novo mercado”, projetou.

Educação profissional
Dados do Ministério da Educação (MEC) revelam que 661 escolas espalhadas por 578 municípios compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Ainda de acordo com o MEC, as 19 escolas de Aprendizes e Artífices, criadas em 1909 pelo então presidente Nilo Peçanha, foram o pontapé inicial para o ensino profissionalizante no Brasil. Atualmente, a educação profissional brasileira vai do ensino básico até a pós-graduação.

Segundo o último Mapa do Trabalho Industrial, divulgado em setembro pelo SENAI, até 2023, o mercado precisará de aproximadamente 10 milhões de profissionais qualificados em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento para atender a demanda.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio 

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados