Segundo a Confederação, o aumento foi de 1,3% em relação a outubro.
O índice Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou a quarta alta seguida, com aumento de 1,3% em relação a outubro.
De acordo com o economista da CNC, Antônio Everton Chaves, esse crescimento na intenção de gastos das famílias se deve a uma combinação de fatores.
“Como a gente teve aumento do emprego e mais a liberação dos recursos de Fundo de Garantia e PIS/Pasep, somado a uma situação de inflação estável e a possibilidade de desconto em compras no final do mês com o Black Friday, a gente pode pegar esta combinação de fatores e explicar o porquê do aumento do ICF em 1,3% em novembro em relação a outubro”, disse.
Segundo a CNC, esse resultado positivo reforça a confiança dos consumidores e aponta que as pessoas estão suscetíveis a comprar mais. Além disso, ao contrário do primeiro semestre deste ano, quando a intenção de compras oscilou, a economia tem dado sinais de reativação nos últimos meses, influenciando positivamente as projeções de crescimento econômico para este ano, bem como a propensão de gastos.
GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio