Home » Barbacena receberá escola cívico-militar em 2020, o CAIC é a Escola que possui os requisitos para receber o projeto

Barbacena receberá escola cívico-militar em 2020, o CAIC é a Escola que possui os requisitos para receber o projeto

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (21/11) por meio de Portaria no Diário Oficial da União (DOU), uma lista com o nome das cidades onde serão implementados o projeto-piloto das escolas cívico-militares, que serão criadas no próximo ano no Estado de Minas. A cidade de Barbacena foi uma das escolhidas. A Unidade de Ensino selecionada terá como monitores militares da reserva das Forças Armadas, da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Entre os critérios para a instalação e seleção das escolas cívico-militares estão itens como: a presença de alunos em vulnerabilidade social, número de alunos superior a 500 e aprovação da comunidade escolar para a implantação do modelo, por meio de consulta pública.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha de Paula, a instalação de uma escola cívico-militar é uma conquista para Barbacena. O Secretário aponta a Escola Municipal Embaixador Martin Francisco – (CAIC Barbacena), localizada no bairro Água Santa como apta a receber o projeto do MEC. “Acredito que tenhamos um grande avanço em relação à aprendizagem e aproveitamento positivo por parte dos alunos daquela comunidade. Agora vamos providenciar a consulta pública para apresentar aos pais e alunos da Escola Municipal Embaixador Martin Francisco, este deferimento do Ministério da Educação”, salienta o Secretário Municipal de Educação.

Nesta sexta-feira (22/11), houve um encontro no CAIC Barbacena para apresentação do projeto. Para o deputado estadual Coronel Henrique, um dos incentivadores da escola cívico-militar, Barbacena possui todo o potencial para a implantação desse plano educacional “Barbacena respira educação, por isso, nada mais justo que seja implantada aqui, a primeira escola cívico-militar municipal de Minas Gerais”.

Já a Chefe de Gabinete, Cacilda de Araújo, que esteve no evento representando o Prefeito Luis Álvaro, reforçou a efetiva mobilização do chefe do Executivo para que o Município fosse contemplado pelo projeto da escola cívico-militar. “A adesão ao programa foi voluntária e o Prefeito Luis Álvaro não mediu esforços para mais esta conquista para a educação no Município, sem essa adesão, nada aconteceria”. A chefe de Gabinete também disse que no município já existem escolas que seguem os critérios determinados pelo MEC para esta categoria, que são: o Colégio Tiradentes e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar, conhecidas em toda a região.

De acordo com o MEC, todos os envolvidos com as escolas cívico-militares vão passar por uma capacitação promovida pela pasta.

GIRO DE NOTÍCIAS / PMB

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados