A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública – Sesap, inicia a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A ação de imunização é voltada para adultos de 20 a 29 anos, que não tenham tomado as duas doses da vacina ou que estão com o esquema incompleto.
O atendimento ocorrerá, neste sábado (30/11) nas 20 Unidades Básicas de Saúde abertas sendo: na zona urbana (14) e na rural de Barbacena (6), no horário de 8h às 17h. 100 profissionais estarão à disposição dos usuários neste período.
Objetivo da Estratégia é interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo, reduzir a incidência e gravidade da doença e o risco aumentado de complicações, hospitalizações e mortalidade provocadas pelo agravamento da doença.
A vacina utilizada atualmente é a Tríplice viral ou Triviral (TV) protegendo além do Sarampo, contra Rubéola e Caxumba. Essa vacina faz parte do calendário vacinal e encontra-se disponível durante todo ano, em todas as Unidades Básicas de Saúde.
A Sesap orienta que é muito importante levar o Cartão de Vacinação para avaliação do Status Vacinal, pois a vacinação é seletiva, ou seja, seguem normas do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde:
• Pessoas de 6 meses a menores de 1 ano – dose Zero TV
• De 1 a 29 anos – 2 doses TV
• De 30 a 49 anos -1 dose TV
• A partir de 50 anos e mais = as pessoas nascidas antes de 1970 NÃO precisam ser vacinadas, porque são consideradas protegidas, pois já tiveram contato com o vírus selvagem. Contudo, levando em consideração o risco da doença para àqueles que irão viajar para locais com surto, o serviço de saúde deverá avaliar, caso a caso, a fim de realizar as devidas recomendações para sua proteção
• Os Profissionais da saúde precisam ter 2 doses TV, independente da idade
• Apesar de o público alvo ser de 20/29 anos, a vacina também estará disponível para as demais faixas etárias
Em Barbacena foram notificados três casos de sarampo em 2019, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (Sesap), porém, porém todos descartados. A Sesap destaca, ainda, que na 1° Etapa da Campanha, que ocorreu no período de 7 a 25 de outubro, com público-alvo as crianças: 6 meses a menores de 5 anos, o município atingiu cobertura vacinal de 89,31%.
Conforme a Sesap, a campanha pretende conscientizar a população sobre a prevenção contra a doença, assim como diminuir as chances da propagação do vírus do sarampo. A avaliação da necessidade de vacinar ou não na fase adulta é feita pelos profissionais que atuam nos postos, a partir da avaliação do cartão de vacinação do usuário.
Resumo sobre a Doença:
• O Sarampo é uma doença infecciosa viral aguda de alta transmissibilidade, cuja prevenção é feita através da vacina Tríplice Viral;
• Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade;
• Os acometidos pela doença podem evoluir com complicações graves, incluindo encefalite, pneumonia e morte, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade;
• A transmissão da doença ocorre diretamente de pessoa a pessoa, através de gotículas do nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas pelo vírus;
• Pessoas acometidas pelo Sarampo apresentam febre, manchas avermelhadas pelo corpo (exantemas) acompanhado de um ou mais sinais e sintomas, como: tosse, coriza (rinite aguda), conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca (manchas de Koplik).
Serviço:
Dia “D” de vacinação contra o sarampo
Data: 30/11 (sábado)
Horário: 8h às 17h
Endereços : Unidade Básicas de Saúde de Barbacena(UBS)
GIRO DE NOTÍCIAS / PMB