Home » Método que usa bactéria para reduzir transmissão do mosquito da dengue é usado em Niterói

Método que usa bactéria para reduzir transmissão do mosquito da dengue é usado em Niterói

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Os chamados “mosquitos do bem” consistem em vetores contaminados com a bactéria Wolbachia e é uma medida complementar de prevenção.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve nesta segunda-feira (2), em Niterói (RJ), na ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação ocorreu na Clínica Comunitária da Familia, onde foram liberados os chamados “mosquitos do bem”, que consistem em vetores contaminados com a bactéria Wolbachia. Essa bactéria reduz a capacidade de transmissão de doenças que afetam os seres humanos.

O governo federal já investiu, em 2019, aproximadamente 22 milhões de reais no método Wolbachia. Quem coordena a ação com a bactéria no Brasil é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O pesquisador da Fiocruz Luciano Moreira, responsável por trazer o método para o Brasil, dá mais detalhes de como esse procedimento pode combater a proliferação do mosquito da dengue.

“A ideia do método é fazer uma série de liberações de mosquitos a cada semana, por cerca de 16 a 20 semanas em uma determinada localidade. Então, ao liberar esses mosquitos contendo a bactéria, eles vão cruzar com os mosquitos locais e a fêmea do mosquito passa, através dos ovos, para todos os seus descendentes. Então, com o tempo, aquela população vai ser toda substituída por mosquitos que contenham a Wolbachia.”

Moreira ressalta ainda que a medida é complementar às demais ações de prevenção e lembra que a população deve manter os esforços para o combater o inseto, como manter recipientes limpos e sem água parada.

O Wolbachia já foi utilizado em 28 bairros do Rio de Janeiro e 33 de Niterói. A estimativa é que mais de um milhão de pessoas já tenham sido beneficiadas pelo método.

O Ministério da Saúde deve apoiar, no próximo ano, a soltura de mosquitos com Wolbachia nas cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Petrolina, em Pernambuco, e em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Fortaleza, Foz do Iguaçu e Manaus também estão entre as cidades que devem receber o método.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio 

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados