Plataforma Deméter permite agilizar a assistência técnica a produtores
Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Emater-MG acaba de implementar o Deméter, ferramenta digital que vai permitir maior agilidade e melhoria das análises sobre as atividades desenvolvidas nas propriedades rurais.
O novo sistema faz parte do Emater 4.0, programa para adequação às exigências da transformação digital e vem construindo ferramentas para racionalizar, desburocratizar e tornar os serviços mais ágeis.
Gerente da Assessoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Emater-MG, Marcos Lopes detalha o funcionamento do Deméter: “O trabalho do técnico da Emater vai ganhar bastante agilidade, pois o relato das atividades será feito via tablet, ainda no campo, on-line e off-line. O sistema vai dispensar digitação posterior dos dados no escritório. Além disso, o extensionista já terá acesso ao histórico de informações da propriedade a cada nova visita”.
Base de dados
Lopes explica, ainda, que o sistema digital tem interface de fácil acesso e vai preencher uma lacuna que havia na rotina de trabalho do extensionista. “A ferramenta vai substituir trabalhos desenvolvidos manualmente em planilhas ou formulários, reduzindo o tempo gasto com a parte burocrática do atendimento”.
Outra vantagem é a geração de uma base de dados mais completa – e sempre atualizada – da atividade agrícola no estado.
O Deméter também trabalha interligado ao sistema WebAgritech, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e é capaz de acessar uma série de dados e conhecimentos sobre zoneamento, cultivares, previsão do tempo, monitoramento da produtividade potencial e diagnóstico de doenças. “O técnico da Emater pode fazer uma pesquisa, por exemplo, de recomendação de adubação. Ele entra no sistema da Embrapa, cruza com os dados coletados na propriedade com o Deméter e dá o resultado ao produtor”, explica Lopes.
O sistema já está em uso no campo e permite a coleta de informações para o cadastro de cliente e de propriedade e registro de atividade.
Atendimento digital
Em breve, o Deméter contará também com um aplicativo para que o produtor possa entrar em contato com o técnico para solicitar agendamento de visita à propriedade, tirar dúvidas (mesmo off-line) e acessar conteúdos da Emater como publicações, vídeos ou áudios.
Emater 4.0
O programa é uma referência à Agricultura 4.0, que se baseia em conteúdo digital por meio do processamento e análise do grande volume de dados que vem sendo produzido em todas as áreas de desenvolvimento agrícola. Reuniões virtuais, uso de drones para zoneamento ambiental produtivo em municípios mineiros e a criação de um aplicativo para conferência do patrimônio da empresa fazem parte das ações. “Utilizamos as tecnologias digitais, internet das coisas e inteligência artificial para ajudar a melhorar nosso trabalho. Iniciamos este novo caminho 4.0 com a convicção de evoluir de maneira gradual e sustentável”, afirma o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza.
Por: AM / Agência Minas