Tarde de terça-feira Bombeiros de Barbacena foram acionados por volta de 13:20 horas através do telefone 193 onde uma mãe desesperada informou ao telefonista cabo Rogério Reis que sua filha uma menina de 3 anos, estava em seu colo e que havia sido retirada da piscina da casa onde a mesma havia se afogado ; que estava inconsciente e com os lábios roxos.
Imediatamente o Cabo Reis repassou a mãe embora desesperada, orientações de como proceder, dizendo a mesma para ouvir as orientações e repassa-las a um familiar que estava presente para colocar a criança no solo e efetuar pequenas massagens compressivas no peito da mesma e observar se ela voltava respiração normal e se também ela expelisse água de seu peito.
Embora apavorada e apesar de estar grávida, a mãe seguiu todas as orientações repassadas pelo militar juntamente com seus familiares que estavam em casa, procedendo rigidamente, aquilo que era orientado.
Nesse intervalo o militar conseguiu também obter o endereço e a localização exata da residência, sendo acionado a equipe da ambulância comandada pelo sargento Celso tendo ainda o cabo Alex e o cabo Neves como componentes da guarnição que em menos de 3 minutos chegaram ao bairro Novo Horizonte e avistaram a criança na garagem da residência sendo amparada no colo de seus familiares.
A eficiência da ação tanto do telefonista , quanto dos familiares que seguiram as orientações repassadas pelo bombeiro, bem como a rapidez da equipe de resgate que chegou ao local propiciou que a criança fosse recepcionada pelos bombeiros, e embora apresentava os lábios ainda arroxeados , devido ao tempo em que se afogou na piscina de fibra de sua casa, que possui cerca de 1,40 m profundidade, mas voltou a respirar e precisava urgentemente de socorro médico.
A guarnição resgatou a criança de 3 anos na ambulância, ministrando suporte básico de vida com oxigenoterapia e manobras para que a mesma expelisse a água, vindo também a ter vômitos.
Do bairro Novo Horizonte até a Santa Casa de Misericórdia foram cerca de 2 minutos de transporte na ambulância dos bombeiros onde a mesma deu entrada no Setor Pediátrico sendo recebida pela equipe médica de plantão ficando sobre os cuidados da mesma.
A mãe, de 26 anos , encontra-se com a criança no Hospital .
Segundo a Administração do Hospital , a criança, por ter sofrido uma parada respiratória, ficará em observação até a próxima quinta feira.
Atualização da ocorrência de ontem (07)
A criança, MCCS, de 03 anos, segue em observação no Setor de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia.
A mãe, Jéssica Coimbra, de 26 anos, moradora do Bairro Novo Horizonte, agradeceu bastante aos Bombeiros durante a visita que a equipe fez ontem a sua filha.
Muito emocionada disse que foi tudo muito rápido; que a menina estava na piscina sendo vigiada por ela e que ela havia pedido para sair ; foi quando a mãe secou o corpo da menina e adentrou a casa para pegar a roupa e vesti-la .
Quando regressou ao quintal, deparou com a menina se afogando no interior da piscina, vindo a acionar o corpo de bombeiros.
GIRO DE NOTÍCIAS / CBMMG