Home » Doação de órgãos realizada por família de Barbacena muda a vida de cinco pessoas

Doação de órgãos realizada por família de Barbacena muda a vida de cinco pessoas

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Ontem (16/01), o Portal Barbacena Em Tempo noticiou a doação de órgãos envolvendo uma família da cidade. De acordo com informações, um jovem, de 19 anos, se envolveu em um acidente na MG 265, que liga Barbacena a Cipotânea, próximo ao distrito de Senhora das Dores, no início da noite do último domingo (12/01).

Na tarde da última quarta-feira (15/01),  foi constatada a morte cerebral do rapaz, e mesmo em meio à tristeza da perda, sua família conseguiu reunir forças e exercer um ato de solidariedade.

Tendo em vista a necessidade da realização do transporte dos órgãos de maneira rápida, a Polícia Civil de Minas Gerais foi solicitada para fazer a escolta da equipe e garantir a chega no destino em tempo hábil. Neste cenário, a Polícia Civil de Barbacena realizou a escolta da Comissão Intra-Hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transportes, que encaminhou órgãos para transplantes, do Hospital Regional até o aeroporto de Barbacena.

As equipes do MG Transplantes de Juiz de Fora e Belo Horizonte foram acionadas para fazer a retirada e transporte dos órgãos. Hoje (17/01), a redação da FB entrou em contato com a MG Transplantes, e junto à instituição, constatou que a ação solidária da família barbacenense fez a diferença na vida de 5 pessoas, que receberam o coração, pâncreas, rins e córneas.

Quero ser doador de órgãos. O que fazer?

Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos.

No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.

Pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, observa-se que, na grande maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. Por isso a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários. Essa é a modalidade de consentimento que mais se adapta à realidade brasileira. A previsão legal concede maior segurança aos envolvidos, tanto para o doador quanto para o receptor e para os serviços de transplantes.

A vontade do doador, expressamente registrada, também pode ser aceita, caso haja decisão judicial nesse sentido. Em razão disso tudo, orienta-se que a pessoa que deseja ser doador de órgãos e tecidos comunique sua vontade aos seus familiares.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

GIRO DE NOTÍCIAS / FB

(Fonte: Ministério da Saúde)

Foto: Polícia Civil de Barbacena.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados