Às vésperas do Carnaval, uma campanha busca pessoas para realizarem a doação de sangue neste período do ano que é considerado mais crítico. Este é o terceiro ano da campanha Eu Dou Sangue para abastecer os bancos de sangue de todo o país e está sendo realizada deste de o dia 8 de fevereiro e se estende até o próximo dia 20.
A data escolhida próximo ao início da folia de Carnaval é justamente porque neste período os doadores acabam não indo aos postos de doação e há um aumento no número de demandas.
Além disso, a campanha também tem como objetivo fazer com que as pessoas tenham o hábito de realizar a doação de sangue, já que grande parte dos doadores responde a chamados eventuais de doação. Inserir a cultura da habitualidade entre os voluntários no Brasil nos levaria a um outro patamar ”, diz Vanessa Lobato, vice-presidente de Recursos Humanos do Santander Brasil.
O tempo médio de doação é de 40 minutos e a cada bolsa de sangue doada, é possível salvar até quatro vidas. Somando todas as quatro edições e, considerando essa conta, calcula-se que já foram salvas mais de 122 mil.
Para orientar os interessados em doar, o Banco Santander criou o portal www.eudouosangue.com.br. Nele é possível encontrar todas as condições gerais, de saúde e de comportamento, necessárias para realizar uma doação; também é possível fazer a busca de hemocentros em todos os estados do Brasil.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM