Home » Com votos contrários de deputados do Novo, ALMG aprova reajuste inflacionário da segurança em primeiro turno

Com votos contrários de deputados do Novo, ALMG aprova reajuste inflacionário da segurança em primeiro turno

por Barbacena em Tempo
0 Comente

PL que causou instabilidade na Casa deve voltas às comissões temáticas.

Por 60 votos a 2, os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (18), o projeto de lei que visa o reajuste inflacionário dos servidores da segurança pública em 41,7%, em primeiro turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os dois votos contrários são de deputados do partido Novo, o mesmo do governador.

O projeto de autoria de Romeu Zema deve gerar um rombo de R$ 9 bilhões nos caixas do estado até 2022 e o reajuste será feito de forma escalonada.

O projeto chegou à ALMG e passou pela Comissão de Constituição e Justiça e recebeu parecer favorável dos parlamentares, porém na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) o projeto causou tumulto na Casa.

Após duas reuniões canceladas, em uma terceira, na última semana, os parlamentares deram parecer positivo para que o projeto pudesse ir ao plenário. A reunião teve que acontecer a portas fechadas, por conta de um impasse entre servidores da segurança pública e da educação.

Os trabalhadores pediam isonomia por parte do governo, já que apenas uma categoria será beneficiada, sendo que pelo menos 25% dos servidores públicos ainda esperam o pagamento do 13° salário de 2019. Trabalhadores da educação ainda cobram que o executivo cumpra o pagamento dos repasses de 25% destinados em lei para a educação. Eles ainda cobram melhores condições de trabalho e o pagamento do piso salarial nacional. Os professores estão de greve desde a semana passada.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) havia apresentado uma emenda que pretendia estender o reajuste inflacionário para todas as categorias, porém a proposta não recebeu aval dos deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e acabou sendo retirada.

Apesar disso, outra emenda deve ser apresentada pelos parlamentares da oposição. Agora o texto deve voltar às comissões temáticas e então vai ser votado em segundo turno no plenário.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados