A Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena vem tornar público e oficial, sobre caso suspeito de Coronavírus n-COV 2019, identificado no último dia 26/02/2020, que a amostra de material colhida do paciente foi devidamente ANALISADA E DESCARTADA pelo Ministério da Saúde, no dia 28/02/2020, configurando-se assim como RESULTADO NEGATIVO para o agente etiológico em questão.
Informamos, portanto, que a Secretaria de Saúde está de prontidão para todas as providências a qualquer agravo ou eventual epidemia, com a criação de um Comitê de Enfrentamento, através da Resolução 001/SESAP/2020, com todos os atores responsáveis da Rede Assistencial à Saúde de Barbacena.
Reforçamos a toda a população que sigam as orientações do Ministério da Saúde (MS), para que considerem os sinais e sintomas (febre, associada a dificuldade de respirar, tosse, dor de garganta, entre outros) como suspeitos, somente com HISTÓRICO DE VIAGEM nos últimos 14 (quatorze) dias ao exterior, em especial dos países em monitoramento, como China, Itália, Alemanha, Austrália, Camboja, Coréia do Norte, França, Japão dentre outros, conforme publicação do MS. Salientamos que se trata de doença respiratória, com sinais e sintomas comuns a todas as Síndromes Gripais.
Cumpre-nos ainda dar ciência que a situação encontra-se totalmente sobre controle.
Esclarecemos que a Secretaria Municipal de Saúde somente se responsabiliza pelas informações prestadas oficialmente em Notas publicadas e assinadas pelos responsáveis.
Barbacena, 28 de fevereiro de 2020
Maurício Bechg Campos Júnior – Chefe de Vigilância Epidemiológica
Luciano O. Baeta Chartone – Diretor de Vigilância e Ações em Saúde
Marcilene Dornelas de Araújo – Secretária Municipal de Saúde