Home » 33 equipes da região Sudeste participam do Festival SESI de Robótica neste final de semana

33 equipes da região Sudeste participam do Festival SESI de Robótica neste final de semana

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Alunos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo competem na categoria FLL, que utiliza robôs feitos de peças LEGO, na capital paulista.

Região com mais equipes selecionadas para o Festival SESI de Robótica, o Sudeste será representado por 33 times de estudantes empenhados em transformar o mundo. Os jovens têm idades entre nove e 16 anos e disputam o título nacional no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Ao todo, são esperados cerca de 1.500 estudantes de todo o país. Entre os projetos inovadores, estão o da estação “caseira” de tratamento de água e o de monitoramento das galerias de águas pluviais, que pode ajudar a preservar vidas em casos de enchentes.

Uma das equipes que irá até São Paulo defender sua ideia é a “Wild Lions”, que pode solucionar a crise hídrica enfrentada, por exemplo, pela população do estado do Rio de Janeiro. Eles desenvolveram uma caixa, com três fases de tratamento – física, química e biológica – que pode ser instalada no subsolo das residências e serve para tratar a água antes dela ir para a rede de captação, rios ou mar. A criação é de jovens do SESI de Nova Iguaçu e conquistou o primeiro lugar em Design Mecânico na seletiva regional.

Segundo o aluno Arthur Oliveira de Mello, de 14 anos, o grupo tem trabalhado para minimizar erros, como o que houve na disputa regional. Um dos sensores do robô parou de funcionar na hora da prova, em uma das categorias. “Achei que estava tudo perdido, mas no final a gente conseguiu. A gente vem trabalhando muito porque o tempo é curto, precisamos fazer modificações, até para não ter sustos. Estamos seguros do nosso trabalho e acreditamos que podemos obter um bom resultado [na etapa nacional]”, espera Arthur.

De Minas Gerais, vem a solução criada por alunos do SESI Alvimar Carneiro de Rezende, de Contagem. A equipe “Superação” desenvolveu o projeto batizado de Monitoramento de Zonas de Risco Inteligente (Metron), que funciona a partir de sensores instalados nas galerias de águas pluviais.

Quando a água atingir o primeiro nível, mais baixo, será enviado um sinal para a Defesa Civil avisando que determinada área está em alerta. Ao atingir o segundo nível, considerado mais perigoso, será acionado um sinal sonoro e enviado um SMS para a população evacuar a região.

Segundo o aluno Diogo Gabriel de Sousa Silva, de 16 anos, um dos integrantes da equipe, o primeiro lugar conquistado na apresentação do Projeto Inovação e o terceiro no Desafio do Robô na seletiva regional não devem ser levados em conta na disputa nacional.

“A primeira coisa que a gente pensou no dia seguinte da premiação foi trabalhar mais duro porque a gente sabe que no [torneio] nacional as equipes têm um nível mais alto. Se a gente quiser um resultado bacana, temos que melhorar sempre”, afirma o jovem.

O Festival SESI de Robótica, que é o maior campeonato de robótica do Brasil, reunirá 100 equipes, formadas por estudantes de nove a 16 anos, na categoria FIRST LEGO League (FLL), que utiliza robôs feitos de peças da LEGO para enfrentar os desafios desta temporada. A ideia é promover disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, além da sala de aula.

Arte: Ítalo Novais/Sabrine Cruz

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados