Home » Campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (23) em todo país

Campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (23) em todo país

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Serão três etapas em datas e para públicos diferentes.

O Ministério da Saúde inicia, nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Para a ação, o governo investiu 1 bilhão de reais na aquisição de 75 milhões de doses da vacina, que começaram a ser distribuídas aos estados.
A campanha será por fases e pretende alcançar cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta do ministério é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.

O ministério antecipou o calendário da campanha, de abril para março, para proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Os primeiros a tomarem a dose da vacina serão os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, como explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“No outono e no inverno, os nossos números de internação hospitalar por gripe por outros vírus vão ‘lá em cima’. A vacinação, que deve começar pelos idosos e profissionais de saúde – os dois grupos de maior risco. Neste primeiro momento: por favor, não façam filas no primeiro dia. Calma! Diminuam a aglomeração de idosos”, disse.

A partir do dia 16 de abril, deverão ser vacinados os doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase da campanha, que vai começar no dia 9 de maio, vai priorizar crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães com até 45 dias de pós-parto, população indígena e pessoas com deficiência.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A imunização, ainda de acordo com a pasta, não tem eficácia contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a doença, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o final de março.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados