Dores no corpo, dor de cabeça e febre são apenas alguns dos sintomas de quem é infectado pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya
Dores no corpo, dor de cabeça e febre são apenas alguns dos sintomas de quem é infectado pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Mas você sabia que nem todas as pessoas infectadas apresentam os sintomas dessas doenças?
Esses pacientes são chamados de assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas, como explica o médico e professor epidemiologista da Universidade de Brasília Pedro Luiz Tauil.
“Primeiro, o Aedes precisa estar infectado. Se não estiver infectado, não transmitirá os vírus que causam as doenças. Ele precisa ter o vírus da dengue, o vírus da Zika, o vírus da chikungunya. Muitas pessoas são chamadas de oligossintomáticas e têm sintomas muito discretos, nem parecem que estão doentes. A maioria tem a forma clínica tradicional da dengue, por exemplo: febre, dor de cabeça, dores articulares, dores musculares. Você tem pessoas praticamente assintomáticas, até pessoas que morrem por essa doença.”
A forma mais segura de evitar a transmissão das doenças ainda é a prevenção. O combate ao mosquito começa com atitudes simples como limpar os ralos e aplicar telas, lavar os vasos de plantas semanalmente ou preenchê-los com areia e manter todos os reservatórios de água com tampa, fazendo limpezas periódicas com água e sabão.
E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.
GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio