Home » MINUTO DA SAÚDE: Pessoas assintomáticas podem não saber que estão infectadas pelo Aedes aegypti

MINUTO DA SAÚDE: Pessoas assintomáticas podem não saber que estão infectadas pelo Aedes aegypti

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Dores no corpo, dor de cabeça e febre são apenas alguns dos sintomas de quem é infectado pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya

Dores no corpo, dor de cabeça e febre são apenas alguns dos sintomas de quem é infectado pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Mas você sabia que nem todas as pessoas infectadas apresentam os sintomas dessas doenças?

Esses pacientes são chamados de assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas, como explica o médico e professor epidemiologista da Universidade de Brasília Pedro Luiz Tauil.

“Primeiro, o Aedes precisa estar infectado. Se não estiver infectado, não transmitirá os vírus que causam as doenças. Ele precisa ter o vírus da dengue, o vírus da Zika, o vírus da chikungunya. Muitas pessoas são chamadas de oligossintomáticas e têm sintomas muito discretos, nem parecem que estão doentes. A maioria tem a forma clínica tradicional da dengue, por exemplo: febre, dor de cabeça, dores articulares, dores musculares. Você tem pessoas praticamente assintomáticas, até pessoas que morrem por essa doença.”

A forma mais segura de evitar a transmissão das doenças ainda é a prevenção. O combate ao mosquito começa com atitudes simples como limpar os ralos e aplicar telas, lavar os vasos de plantas semanalmente ou preenchê-los com areia e manter todos os reservatórios de água com tampa, fazendo limpezas periódicas com água e sabão. 

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados