Home » MINUTO DA SAÚDE: Saneamento básico precário pode aumentar risco de proliferação do Aedes aegypti

MINUTO DA SAÚDE: Saneamento básico precário pode aumentar risco de proliferação do Aedes aegypti

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Segundo dados do Trata Brasil, 100 milhões de brasileiros vivem hoje sem acesso à coleta de esgoto. E apenas 46% do esgoto passam por tratamento.

Segundo dados do Trata Brasil, 100 milhões de brasileiros vivem hoje sem acesso à coleta de esgoto. E apenas 46% do esgoto passam por tratamento. Com a falta de saneamento, o risco de doenças é maior – entre elas, a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

A falta de saneamento básico pode facilitar a reprodução do mosquito, como explica a especialista em Saneamento Ambiental e professora da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro Iene Figueiredo. 

“Um ambiente não saneado ele atrai todo tipo de vetor que gosta desse tipo de ambiente. A gente está falando de barata, de rato, de mosca. E de mosquito também. Saneamento – não está incluindo só esgotamento sanitário e água –, mas, também, drenagem e coleta de resíduos sólidos. Quando a gente tem um ambiente que essa prestação de serviços é precária, vetores de doenças serão atraídos.”

O Ministério da Saúde recomenda que a limpeza de possíveis focos do mosquito da dengue, dentro de casa, seja semanal. Por isso, é importante que toda a população esteja empenhada em eliminar os locais de armazenamento de água nas casas, quintais e na vizinhança.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados