Home » Covid-19: Mobilização liderada pelo SENAI já recolheu 599 respiradores hospitalares para manutenção

Covid-19: Mobilização liderada pelo SENAI já recolheu 599 respiradores hospitalares para manutenção

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Estimativa é que até cinco mil aparelhos desse tipo podem ser reparados e possam salvar 50 mil vidas no país; ação conta com apoio de 10 multinacionais.

Até a última terça-feira (7), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) recebeu, por meio de uma rede voluntária formada pela instituição e empresas multinacionais, 599 respiradores hospitalares para serem consertados. Desse total, 37 já passaram por manutenção e outros 63 estão em fase de calibragem para serem encaminhados a unidades de saúde de 19 estados.

O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, revela que os aparelhos hospitalares foram entregues nos 35 pontos da Iniciativa + Manutenção de Respiradores, que começou a operar há duas semanas. O trabalho é feito em parceria com oito montadoras e indústrias do aço e de mineração.

“O SENAI treinou e capacitou todas as empresas parceiras para fazer, no prazo mais breve possível, a manutenção desses aparelhos. Estimamos que o Brasil tem, hoje, pouco mais de 65 mil ventiladores. Desses, já identificamos 3,6 mil respiradores fora de operação por problemas de manutenção. Nós acreditamos que esse número possa chegar a cinco mil”, projeta Lucchesi.

Os pontos de manutenção gratuita estão espalhados por estados de todas as regiões do país, entre eles Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Maranhão. A iniciativa também tem apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin).

Para Lucchesi, essa é uma forma do setor industrial contribuir para reduzir os impactos negativos na área da saúde, diante da pandemia de covid-19.
“Cada ventilador, pela estimativa de especialistas, vai ajudar a salvar 10 vidas. Estamos falando de 5.000 ventiladores que vão ajudar a rede hospitalar a salvar até 50.000 vidas”, reforça o diretor geral do SENAI.

Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, hospitais e centros de saúde sofrem com a falta desses equipamentos que ajudam a amenizar os sintomas da doença em pacientes infectados.

“Em um nível de utilização intensa, esses respiradores podem apresentar mais defeitos que o usual. A doença exige muito dos respiradores”, explica o médico e presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior. “Sem os respiradores, o sistema vai entrar em colapso. A gente precisa aumentar a linha de produção nacionalmente”, alerta.

Investimento em inovação

Além de liderar a recuperação de respiradores fora de operação no país, o SENAI também lançou o edital de inovação para a indústria, que investirá em projetos destinados a prevenir, diagnosticar e tratar a covid-19 e que sejam de aplicação imediata. Isso inclui, por exemplo, a aquisição e a produção de materiais essenciais para o enfrentamento da crise, como álcool em gel e máscaras.

“A nossa atuação será no suprimento de problemas, como os testes rápidos para a detecção da doença. No isolamento, ter uma gama ampla desses testes vai ser de grande importância, bem como a fabricação de ventiladores (respiradores). Estamos focando em ações que vão ao encontro das necessidades da sociedade, do país e da indústria brasileira”, aponta Rafael Lucchesi, que reforça a importância de “salvar vidas”.

O investimento disponível para empresas e startups chega a R$ 30 milhões, se somadas as duas chamadas da licitação, e cada projeto poderá captar até R$ 2 milhões. Para participar do edital de inovação, as proposições podem ser realizadas por meio do WhatsApp, no número (61) 99628-7337 ou pelo e-mail combatecovid19@senaicni.com.br.

Essas e outras ações do SENAI fazem parte da campanha nacional “A indústria contra o coronavírus”, que também conta com a participação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e as Federações das Indústrias dos 26 estados e do DF. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais de cada entidade.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados