Home » Ministério da Saúde fortalece ações de combate à Covid-19

Ministério da Saúde fortalece ações de combate à Covid-19

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A pasta enviará os primeiros profissionais da Força Nacional do SUS para reforçar o combate ao coronavírus à cidade de Manaus (AM).

O Ministério da Saúde enviará os primeiros profissionais da Força Nacional do SUS para reforçar o combate ao coronavírus à cidade de Manaus (AM). O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento da população em risco por conta da pandemia. Esse é o primeiro envio que o Ministério da Saúde faz de profissionais para ajudar os estados e os municípios nas ações de enfrentamento à Covid-19, como explica o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

“São 10 enfermeiros e sete médicos, todos eles já com experiência em outras ações como essa, que estão sendo encaminhados para Manaus. A nossa Secretaria do Trabalho e da Saúde (SGETS) está fazendo a capacitação desses profissionais e, também, fazendo o chamamento dos voluntários no programa de voluntários que nós fizemos no mês passado. Eles deverão estar em Manaus a partir de quinta-feira, dia 16.”

Até agora, mais de oito mil profissionais de saúde se disponibilizaram para trabalhar na prevenção e combate à Covid-19, por meio da Força Nacional do SUS. O profissional inscrito pode ser convocado a qualquer momento, mas, neste caso, não existe remuneração, uma vez que trata-se de trabalho voluntário.
O Ministério da Saúde é responsável por custear o deslocamento e realizar ajuda de custo, quando o profissional atuar fora da sua cidade, como será o caso dos profissionais direcionados à Manaus.

Além do reforço de profissionais no atendimento aos casos de coronavírus, o secretário João Gabbardo informa que, até o momento, o Ministério da Saúde já repassou R$12 bilhões de reais para fortalecer as ações de combate à Covid-19 em todo o país.

“Isso é o que o Ministério da Saúde já empenhou e transferiu. De maneira que todos os municípios, todos os estados receberam recursos. A nossa intenção foi repassar recursos para todos, mesmo que ainda não tenham casos, possam estar com a sua situação financeira equilibrada e em condições de fazer as aquisições dos insumos necessários. Porque a gente sabe que é uma questão de tempo, que não tem ainda os pacientes confirmados, semana que vem pode ter, daqui a duas semanas vai ter.”

Para mais informações, acesse saude.gov.br/coronavirus

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!