Home » Cai no Supremo tentativa de Lewandowisk de forçar acordos via sindicatos durante pandemia

Cai no Supremo tentativa de Lewandowisk de forçar acordos via sindicatos durante pandemia

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A maioria dos ministros derrubou a decisão conferida em liminar pelo ministro Ricardo Lewandowski, que previa anuência dos sindicatos para as negociações.

O Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (17), que os acordos individuais entre patrões e empregados para reduzir jornada de trabalho e salários durante a pandemia do novo coronavírus não precisam do aval dos sindicatos. A maioria dos ministros derrubou a decisão conferida em liminar pelo ministro Ricardo Lewandowski, que previa anuência dos sindicatos para as negociações.

A ação que questionava o formato dos acordos foi apresentada pela Rede Sustentabilidade. O partido argumenta que a redução salarial só pode ocorrer por meio de negociação coletiva.

O resultado do julgamento garante a validade da Medida Provisória (MP) do Governo Federal, que criou o programa emergencial com o intuito de preservar o vínculo entre empresas e trabalhadores durante a crise causada pela covid-19. A pandemia obrigou negócios a fecharem as portas e reduziu a atividade econômica.

O texto da MP também prevê que as empresas, em acordo com os empregados, reduzam a jornada de trabalho e o salário de maneira proporcional em 25%, 50% ou 70%. No entanto, o governo compensa a redução, tendo como base o valor do seguro-desemprego. Assim, se o acordo reduz o salário em 50%, o governo concede ao trabalhador os outros 50% do valor de acordo com seu seguro-desemprego.

O Ministério da Economia estima que a medida é capaz de manter 24,5 milhões de postos de trabalho. De acordo com o órgão, 2,5 milhões de acordos já foram fechados. Votaram contra a necessidade de aval dos sindicatos os ministros Alexandre de Moraes, Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Dias Toffoli. Votaram a favor, Edson Fachin e Rosa Weber.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados