Tarde de terça-feira por volta de 13:20 h, os Bombeiros de Barbacena foram acionados a comparecer em uma mata existentes aos fundos do conjunto residencial composta por seis edificações de 5 pavimentos no bairro Santa Tereza.
Onde o vento forte, o calor e as chamas altas fizessem com que um incêndio se alastrasse rapidamente por entre a vegetação, destruindo árvores de médio e pequeno porte, bem como braquiárias e capins, liberando bastante fumaça que veio a atingir as residências das edificações onde a maioria dos moradores se encontram em casa devido à pandemia do Covid 19.
Com o uso de um caminhão de combate a incêndio, os bombeiros utilizaram cerca de 5.000l de água e conseguiram combater o incêndio utilizando também ramos e abafadores para combater nas áreas mais afastadas. A área queimada foi cerca de 40.000m2 e foram vistos sinais do incêndio de varios bairros como Vila dos Sargentos, Sao Geraldo e Centro.
Para uma moradora de 36 anos ” Foi realmente uma crueldade, pois os moradores estão em suas casas devido ao isolamento e ficaram sem reação uma vez que muita fumaça entrou pela janela das casas onde haviam idosos e crianças que sentiram bastante os efeitos do incêndio e da fumaça liberada!” .
Para o sargento Evandro do Nascimento, que comandou as operações; ” A população precisa se conscientizar principalmente nesta época onde além da estiagem e da vegetação seca favorecendo os incêndios, há o agravante do isolamento social, onde os moradores necessariamente precisam ficar em suas residências.”
Uma casa localizada no entorno próximo à área queimada, na Rua José Marteleto, precisou ser isolada pelos bombeiros uma vez que as chamas ameaçaram destruí-la. Não houve vítimas.
Incendio foi visto de diversos pontos da cidade. Os combates terminaram por volta de 17h
Durante a semana foram registrados vários focos de incêndios em lotes vagos na área urbana da cidade.
GIRO DE MOTÍCIAS / CBMMG