O Corpo de Bombeiros Militar de Minas gerais vem capacitando seus militares através de cursos, treinamentos e simulados para a utilização de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) nas diversas áreas de atuação da Corporação.
A utilização de RPA teve início no dia 20 de maio no emprego operacional, e durante o atendimento as chamadas, demonstrou ótimos recursos e resultados em todas as fases da ocorrência.
O trabalho com uso de RPA é executado por 2 bombeiros militares, um fica responsável por pilotar a RPA, e o outro militar exercendo a função de motorista/armador, e essa dupla irá atuar em campo com uma RPA de uso específico dos trabalhos e atendimentos por equipes de Bombeiros.
As aeronaves possuem câmera térmica, holofote de busca, alto-falante e um sistema chamado Beacon (farol de posicionamento aeronáutico).
O emprego operacional acontecerá em apoio à ocorrências de incêndio urbano, com visualização 3D do local sinistrado para melhor emprego da tropa; ocorrências de incêndio florestal com melhor compreensão da linha de incêndio, do vento, da alocação de pessoal no combate e melhor definição das técnicas e táticas de combate; ocorrências de busca e salvamento em geral; missões de Proteção e Defesa Civil e apoio em geral a tudo que for preciso uma cobertura e visualização aérea para desenvolver o melhor trabalho na atuação dos militares.
GIRO DE NOTÍCIAS / CBMMG