Home » 85% dos 253 casos de COVID-19 em Barbacena são da Epcar

85% dos 253 casos de COVID-19 em Barbacena são da Epcar

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) confirmou que a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) é a responsável por 85% dos 253 casos que a cidade registrava até a noite do último sábado (23/05). As informações são da coluna do jornalista Guilherme Amado, da revista Época, publicada na manhã de hoje (25/05).

Até a manhã de ontem (24/05), a Epcar havia afirmado, em nota, 90 casos confirmados de COVID-19 dentro da instituição. No entanto, há relatos extraoficiais de que um número considerável de estudantes tenham apresentado IgG positivo, que são anticorpos que indicam que o paciente já teve contato com vírus e já está curado. A Folha de Barbacena (FB) enviou o questionamento à Assessoria de Imprensa da Aeronáutica, no último dia 22/05, mas não obteve resposta quanto a essa pergunta.

A coluna da revista Época ainda ressalta que “a Epcar de Barbacena tem 500 estudantes, quase todos menores de idade, e funciona em regime de internado. As aulas não foram interrompidas durante a pandemia.”.

De acordo com informações publicadas no site do Ministério Público Federal (MPF),  foi requisitada a realização de inspeção nas dependências da Epcar pela Secretaria Municipal de Saúde Pública e pelo Conselho Tutelar de Barbacena, sendo a mesma realizada no dia 12 de maio. “A inspeção acabou constatando a existência de diversas falhas, entre elas, a permanência e livre circulação de alunos, sem qualquer barreira sanitária quando da interação entre eles e os visitantes, familiares, autoridades e militares; além de ausência de protocolo sanitário para a desinfecção dos ambientes pelos prestadores dos serviços de limpeza; alunos sem máscaras de proteção, em grupo numeroso, deslocando-se para realização de atividades físicas; baixa ventilação nos alojamentos masculino e feminino e nas salas de aula; e, até, ausência de dispenser de sabão líquido, papel toalha e álcool 70 nos alojamentos feminino e masculino e nas salas de aula”, informou o site do MPF.

O MPF recomendou a suspensão de todas as aulas.

Em nota a Epcar informou que “nesse período de pandemia, algumas das adaptações adotadas foram a utilização de máscaras por professores e alunos, horários de refeitórios ampliados para evitar aglomeração e o incentivo à prática de atividade física individual. Além disso, o efetivo da EPCAR passou a trabalhar presencialmente em forma de rodízio, sendo apenas um terço a cada expediente. Ainda, os eventuais contatos de militares do efetivo com os Alunos foram reduzidos ao mínimo necessário e, ainda assim, observando o distanciamento recomendado; pias de campanha, com sabonete, foram montadas no interior da Guarnição, bem como unidades de álcool em gel foram disponibilizadas, a fim de permitir a constante higienização das mãos; e dois médicos foram alocados no Corpo de Alunos, de modo a evitar a necessidade de deslocamento até o Esquadrão de Saúde para receber os atendimentos mais simples. Desde a última quinta-feira (21/05), os alunos da Epcar têm sido testados e, apresentando negativo para COVID-19, liberados para retornarem às suas casas. Os casos positivo são mantidos em isolamento dentro da própria instituição.”.

A matéria da Época você confere neste link. Já as recomendações do MPF você pode ler aqui.

GIRO DE NOTÍCIAS / FB

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados