Home » Brasil é referência mundial em doação de leite materno

Brasil é referência mundial em doação de leite materno

por Barbacena em Tempo
0 Comente
Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil tem 223 Bancos de Leite Humano e 217 postos de coleta, espalhados por todos os estados e DF.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil tem 223 Bancos de Leite Humano e 217 postos de coleta, espalhados por todos os estados e DF. Essa é a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) – fato que posiciona o país como referência internacional no processamento e doação de leite materno.

E tal destaque se dá por inúmeros fatores: desde o rigoroso controle de qualidade do leite humano oferecido aos bebês internados nas Unidades Neonatais – que leva em consideração as necessidades de cada criança – até a tecnologia que alia baixo custo à alta qualidade. Todo o leite materno doado passa por análise e é pasteurizado antes de chegar ao bebê prematuro e/ou de baixo peso internado em Unidades Neonatais.

É o que ressalta Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Ela também destaca outras qualidades do modelo de processamento do leite materno realizado no Brasil.

“O Brasil usa tecnologia de alta eficácia e baixo custo para o processamento do leite materno, isso é um diferencial importante no cenário mundial. As equipes são altamente capacitadas e atualizadas constantemente. A Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil atua de maneira conjunta e qualificada, investindo em processos de melhoria contínua dos seus processos e serviços.”

Arte: Agência do Rádio

O relato da mãe Tarsila Bezerra, de 27 anos, ilustra o quão importante é o trabalho dos Bancos de Leite Humano. A filha nasceu prematura e, após o parto, não pôde amamentá-la. A moradora de Vicente Pires, no Distrito Federal, resolveu procurar ajuda no Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Na unidade, ela foi acompanhada e se “impressionou” com o suporte que recebeu.

“A minha experiência com o Banco de Leite Humano foi única. O acompanhamento não só com a criança, mas com a mãe, é muito bom. É um atendimento amplo, multiprofissional. Fui atendida por médico, enfermeiro, psicólogo. Lá, eles passaram muitas orientações, fizeram consulta prévia com a criança, fazendo medições e acompanhando o desenvolvimento dela.”

Todos os anos no Brasil, cerca de 330 mil bebês nascem prematuros e precisam da doação de leite materno para se recuperarem mais rápido e crescer com mais saúde. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, o volume coletado só é suficiente para atender 45% das crianças.

O Ministério lançou, recentemente, campanha para sensibilizar e mobilizar as doações de leite materno, mesmo durante a pandemia da Covid-19. O governo alerta que com os cuidados necessários, tanto da doadora quanto dos Bancos de Leite Humano, é possível manter a rotina de doação.

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados