Home » Governo dá novo passo para venda da Cemig e da Copasa e quer retirar referendo popular

Governo dá novo passo para venda da Cemig e da Copasa e quer retirar referendo popular

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Oposição pode travar aprovação de mudança na Constituição para retirar referendo popular

Pesquisa realizada em outubro do ano passado apontou que 45,9% dos mineiros era contra a venda da Copasa. 

Em comunicado oficial feito na última terça-feira (26), a Copasa informou que o Governo de Minas está autorizado a realizar a consulta para contratação de serviços técnicos visando à implementação do processo de desestatização.

A informação é de que a Copasa vai realizar a contratação de um serviço de auditoria para realizar o processo de desestatização.

Para que o processo será ainda mais ágil, o governador Romeu Zema afirmou que pretende mudar a constituição do estado. Atualmente para realizar a venda de uma empresa estatal, o governo precisa realizar um referendo popular.

Para que essa alteração seja feita, o governo precisa da aprovação de um projeto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Para que isso aconteça, o projeto deve ser aprovado por pelo menos 48 deputados.

Em transmissão, no canal Genial Investimentos, o governador afirmou que no meio do ano o estado deve passar por grandes reformas estruturais.

A retirada do referendo popular, na opinião do governador, é por conta da complexidade e ainda por conta do apego da população na Cemig e na Copasa.

O executivo já afirmou que pretende implementar o Regime de Recuperação Fiscal no estado, porém para que a adesão seja feita, as empresas estatais precisam ser vendidas.

População é contra

Levantamento divulgado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) em outubro do ano passado perguntou aos mineiros a opinião sobre a venda da Cemig e da Copasa e a maior parte afirmou ser contra. O estudo realizado em parceria com a MDA Pesquisas revelou que 45,9% dos mineiros é contra a venda da Copasa e 37,4% era a favor. Sobre a Cemig, o número de pessoas contra a venda é ainda maior. Os dados apontam que 47,7% é contra e 36,2% é a favor.

Oposição pode travar aprovação na ALMG

André Quintão (PT), líder da oposição na Casa afirma que há formas de tornar a Copasa mais eficiente sem precisa vender a empresa. O deputado garantiu que a aprovação do projeto para alteração na Constituição deve enfrentar dificuldades na Assembleia.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados