Após exatos 30 dias na Onda Branca do Programa Minas Consciente, Barbacena terá de retornar a Onda Verde. A decisão, que atinge não só o comércio da cidade, mas de toda a macrorregião Centro-Sul, foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, do estado.
Diante de um provável pico da pandemia, previsto para o próximo dia 15/07, e com o aumento de casos em todo o estado, o governo de Minas Gerais está tomando medidas mais enérgicas para conter o avanço da doença e evitar um colapso no sistema de saúde, que hoje (25/06), tem 91,93% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ocupados no estado. O governado Romeu Zema (Novo) chegou a afirmar que Minas tem 90% de possibilidade de lockdown.
Até ontem (24/06), 155 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente, impactando 3,7 milhões de mineiros. O plano setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
As mudanças de ondas são avaliadas semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Além do governador e de todo o secretariado do Executivo mineiro, o grupo, criado especialmente para monitorar o avanço da epidemia no estado, conta com representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.
Além da região Centro-Sul, as regiões Centro, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte também estão na Onda Verde e não apresentaram índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. A relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.
Todas as mudanças definidas na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 passarão a valer a partir do próximo sábado (27/06), com a publicação no Diário Oficial do Estado.