Home » Após 30 dias, Barbacena retorna à Onda Verde do Minas Consciente

Após 30 dias, Barbacena retorna à Onda Verde do Minas Consciente

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Após exatos 30 dias na Onda Branca do Programa Minas Consciente, Barbacena terá de retornar a Onda Verde. A decisão, que atinge não só o comércio da cidade, mas de toda a macrorregião Centro-Sul, foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, do estado.

Diante de um provável pico da pandemia, previsto para o próximo dia 15/07, e com o aumento de casos em todo o estado, o governo de Minas Gerais está tomando medidas mais enérgicas para conter o avanço da doença e evitar um colapso no sistema de saúde, que hoje (25/06), tem 91,93% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ocupados no estado. O governado Romeu Zema (Novo) chegou a afirmar que Minas tem 90% de possibilidade de lockdown.

Até ontem (24/06), 155 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente, impactando 3,7 milhões de mineiros. O plano setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

As mudanças de ondas são avaliadas semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Além do governador e de todo o secretariado do Executivo mineiro, o grupo, criado especialmente para monitorar o avanço da epidemia no estado, conta com representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.

Além da região Centro-Sul, as regiões Centro, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte também estão na Onda Verde e não apresentaram índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. A relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.

Todas as mudanças definidas na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 passarão a valer a partir do próximo sábado (27/06), com a publicação no Diário Oficial do Estado.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados