Home » Operação investiga desvios de recursos públicos federais na cidade de Caldas

Operação investiga desvios de recursos públicos federais na cidade de Caldas

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União cumprem, nesta terça-feira (30), mandados de busca e apreensão em cidades de Minas Gerais e de São Paulo. A operação investiga desvios de recursos públicos federais na cidade de Caldas, no Sul de Minas.

Dentre os mandados, está sendo cumprido um de busca pessoal em Caldas e Belo Horizonte, além das cidades de Cruzeiro e Taubaté, em São Paulo.

A “Operação Odisséia” investiga o ex-prefeito de Caldas, servidores públicos e empresários suspeitos de direcionamento em licitações e fraudes na execução de contratos do transporte escolar em Caldas.

De acordo com o MPF, estão sendo apurados crimes de associação criminosa, desvios de recursos públicos e direcionamento de licitações. A suspeita é de que o esquema movimentou em dois contratos mais de R$ 9 milhões. O que serviu para enriquecimento ilícito dos investigados. Um dos envolvidos, conforme relata a investigação, teve aumento de até oito vezes do patrimônio declarado antes das irregularidades.

Os recursos foram desviados, entre 2013 e 2017, dentro do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). A ação mostrou que o então prefeito de Caldas é suspeito de desviar licitações para contratar empresas previamente escolhidas de Belo Horizonte e Cruzeiro (SP).

Nesta terça-feira, o MPF está realizando o sequestro de bens dos alvos com o valor dos contratos envolvidos.

Participam da operação, quatro auditores da CGU e 44 policiais federais. Os mandados foram expedidos pela Subseção Judiciária Federal de Poços de Caldas.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados